Notícias

Startup lança primeira plataforma de lives pagas para músicos e artistas independentes

A "Apresente" surge como uma alternativa financeira no momento de crise

Com as apresentações suspensas por tempo indeterminado devido à crise do coronavírus, que tem parado as mais variadas atividades no Brasil e no mundo, músicos e artistas independentes vivem situação de vulnerabilidade, sem alternativa para trabalho e renda. Pensando nisso, a Safeticket, startup baiana que atua no setor de entretenimento e cultura com venda online de ingressos, criou o projeto Apresente, a primeira plataforma de lives pagas do país, que irá monetizar o trabalho dos artistas de forma simples e direta.  A estreia da plataforma será marcada pela apresentação do cantor e compositor Alexandre Leão hoje (24) às 20h30, com o projeto “Leão na Varanda Live”, uma alusão às apresentações do artista na Varanda do Sesi, realizadas há mais de quinze anos.

A ideia surgiu após contato com dezenas de produtores e artistas de todo o Brasil, que se queixavam dos mesmos problemas. A partir disso, foi feita uma pesquisa, na qual foram ouvidos 1.400 profissionais, que constatou que 83% dos artistas independentes estão com a sua renda mensal comprometida com a crise, ou seja, sem faturamento algum. Uma vez que as casas de show, bares e restaurantes, além das festas particulares estão proibidas.

“Com o início da crise, logo percebemos que a pandemia traria prejuízos para o mercado de entretenimento nacional. A partir disso, procuramos nos movimentar de forma rápida, elaborando estratégias que ajudassem a Safeticket e seus parceiros, não só a passar bem por essa crise, mas, principalmente, sair dela fortalecidos”, explica Uasden Ferreira, CEO da startup.  

O funcionamento da Apresente é bastante simples e está aberta para todas as expressões de arte, sejam elas shows, performances de dança, teatro, poesia, entre outros. O artista acessa o www.apresente.com.br , agenda data e horário da sua live e coloca os tickets à venda.  Após a compra do seu acesso, que é feita exclusivamente por cartão de crédito, o consumidor receberá uma autorização por email para assistir ao espetáculo escolhido.  Dentro da plataforma, o público ainda poderá fazer doações diretas aos seus artistas preferidos e quantas vezes quiser durante o tempo que a live estiver acontecendo. Os artistas receberão o valor arrecadado no dia seguinte à sua apresentação.

“A plataforma ainda passará por alguns ajustes e diversas melhorias serão implementadas ao logo das próximas semanas. Inclusive já está previsto o lançamento de aplicativos, tanto para o acesso através de smartphones, como para smart TV”, conclui Alexandre Darzé, CFO da Safeticket. “Nós, músicos, estamos impedidos de trabalhar numa das principais atividades da classe, que são os shows ao vivo, o que diminuiu significativamente a nossa receita. A plataforma Apresente é uma solução fantástica não só para nós da música, mas para atores, humoristas, dançarinos, palestrantes. Estou muito feliz por ser o primeiro artista do Brasil a fazer uma live com venda de ingressos e geração de receita”, comemora Alexandre Leão.