Diversas lives com ídolos do futebol nacional têm sido realizadas diariamente ao longo deste mês, às 16 horas, no âmbito da campanha “Gol de Solidariedade” pelo Instagram - perfil @otaciliocraquesocial. Encabeçada pelo empresário de Lauro de Freitas Otacílio Lima, ex-jogador de futebol, ídolo do Grêmio com passagens por 15 times, incluindo Bahia e do Vitória, a campanha pretende ajudar a centenas de famílias que estão enfrentando dificuldades financeiras em função da pandemia do novo coronavírus.
Convidados por ele, Kanu (atual Juazeirense, com passagens pelo Liége da Bélgica e Vitória), Robert de Pinho (atacante do Floresta, com passagens pelo Coritiba e Palmeiras), Marcelo Ramos (ex-artilheiro do Cruzeiro, do Bahia e do Santa Cruz) e João Marcelo (ídolo do Bahia, com passagens pelo Grêmio e Vitória) incentivaram os participantes dos encontros virtuais realizados entre os dias 18 e 22 de abril a se tornarem “craques sociais”. Lives com outros jogadores e ex-jogadores acontecerão até amanhã (25).
Todas incentivam as doações em cestas básicas ou em dinheiro. As primeiras podem ser feitas até o dia 15 de maio no “Nosso Quintal Restaurante - Bar” (Av. Praia de Pajussara, 332, Quadra 7B, lote 8, Vilas do Atlântico). Quem optar pelas doações de qualquer valor em espécie para a compra dos alimentos pode participar de uma vaquinha virtual através do link vaka.me/1004516.
Uma das comunidades que serão contempladas com as doações será a de Quingoma, uma antiga zona de engenho do recôncavo baiano, localizado a três quilômetros do centro de Lauro de Freitas, com aproximadamente 3.500 moradores que buscam o resgate de suas raízes, pois se reconhecem como remanescentes de quilombos, embora ainda não tenham sido reconhecidos como tal. “Nesta comunidade são enfrentados problemas com moradia, transporte, saneamento, telefonia e água encanada. Em meio à pandemia, muitos moradores dessa comunidade passam por dificuldades e precisam da nossa ajuda”, relatou o ex-jogador Marcelo Ramos, atual vice-presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB), que apoia a campanha “Gol de Solidariedade”.