Cidade / Fim de Semana / Saúde

Coronavírus: praias e shopping centers ficam vazios em Salvador

Os clubes sociais, recreativos e esportivos também devem ficar fechados

Foto: Jefferson Peixoto
Porto da Barra: sem banhistas

De Itapuã ao Porto da Barra, além da Ribeira, a população respeitou a determinação da Prefeitura de não ir às praias neste momento de pandemia do coronavírus. A proibição está valendo desde este sábado (21 de março), por um período de 15 dias corridos, conforme decreto publicado ontem no Diário Oficial do Município (DOM). 

Cerca de 60 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), com apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), fazem a fiscalização do cumprimento do decreto. O objetivo é evitar aglomerações e proteger a saúde das pessoas. As praias de Itapuã, Piatã, Ribeira, Rio Vermelho, Porto da Barra e Farol da Barra foram isoladas com o uso de cercas de arame liso, gradis e tapumes. Foram fixados também materiais informativos sobre o decreto.

Nas demais praias, a Prefeitura está atuando para evitar aglomerações, inclusive contando com denúncias da população. De acordo com o diretor municipal de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, Maurício Lima, é importante que as pessoas se conscientizem da gravidade deste momento e respeitem a recomendação que é ficar em casa. “As praias estão vazias e à população entendeu o apelo. Reforçamos que todos permaneçam se protegendo”, frisou.

O trabalho de isolamento das praias começou ainda na noite de anteontem. Além disso, todo o comércio que ocorre na faixa de areia está suspendo também por 15 dias. Os kits distribuídos pela Prefeitura aos comerciantes foram retirados e não haverá cobrança de taxas a esses profissionais enquanto durar a medida, que pode ser prorrogada. 

A suspensão do funcionamento de todos os shoppings de Salvador e centros comerciais, que começou a vigorar neste sábado, foi respeitada. A força-tarefa de fiscalização da Prefeitura, formada por equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Vigilância Sanitária (Visa) e Guarda Civil Municipal (GCM), não encontrou irregularidades até o início da tarde.

Inicialmente, o prazo da determinação, publicada em decreto ontem (20), no Diário Oficial (DOM), é de 15 dias, podendo ser prorrogado caso haja necessidade, em função do combate e prevenção ao coronavírus. A decisão foi tomada após os lojistas.

Clínicas de saúde, supermercados, farmácias e lojas que atendem em funcionamento delivery dentro dos shoppings pode continuar abertas. De acordo com o coordenador de Fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas, o decreto está sendo respeitado por todos os grandes shoppings da cidade e também pelos menores, considerados centros comerciais.

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), estima que o setor de comércio e serviços seja impactado negativamente em mais de R$ 100 bilhões nos próximos meses. A projeção tem como premissa a normalização das atividades a partir de maio. Caso os efeitos da pandemia avancem além desse período, o impacto poderá ser ainda maior.

Os clubes sociais, recreativos e esportivos também devem ficar com as portas fechadas ao público por 15 dias, contados a partir deste sábado.

Os micro-ônibus do Subsistema do Transporte Especial Complementar de Salvador (STEC), os chamados amarelinhos, foram integrados aos veículos do Consórcio Integra e ao metrô a partir deste sábado (21).

A integração foi estabelecida no Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura, Ministério Público da Bahia (MP-BA), cooperativas e empresários do setor, prevendo a união completa entre os modais de transporte da cidade.

Com isso, o usuário do transporte público vai poder pegar um amarelinho, um ônibus do Consórcio Integra e um metrô e pagar uma única tarifa com o uso do cartão de passagem. A integração também vai ocorrer entre dois veículos amarelinhos. 

Os 230 veículos do STEC transportam cerca de 100 mil passageiros por dia e circulam em 33 linhas Salvador, atendendo a bairros do miolo da cidade, a exemplo de Cajazeiras, Pau da Lima e São Rafael, além do Subúrbio Ferroviário e parte da Orla (Itapuã e Piatã). Do total de linhas, 22 (188 veículos) vão integrar a partir deste sábado (21). As outras 13, que operam com 42 veículos, não vão integrar pois não cumprem os pré-requisitos estabelecidos no TAC.

Para participar da integração, os permissionários do STEC tiveram que cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo TAC, como, por exemplo, ter feito o recadastramento junto à Secretaria de Mobilidade (Semob), a inspeção veicular anual obrigatória, respeitar a idade máxima veicular de oito anos, contados a partir da fabricação do veículo, e atender a outros critérios de acessibilidade. Os permissionários que não atenderem a esses requisitos não vão poder participar da integração.  

CÓD NOME
L111 BAIXA DO FISCAL- BRASILGÁS
L117 PARIPE-NARANDIBA
L116/518 VALÉRIA – ITAPOAN
L101/L412 BASE NAVAL- BX. FISCAL
L204 ITAPOAN- SUSSUARANA
L207 ITAPOAN- NARANDIBA
L210 BRASILGÁS- AEROPORTO
L507 AGUAS CLARAS- ITAPOAN
L501 CAJ. 11 - ITAPOAN
L503 BOCA DA MATA – ITAPOAN
L702 NARANDIBA- SABOEIRO/V. LAGOS
L708 C. DE CONVENÇÕES- CAPELINHA
L304 BOCA DA MATA - PATAMARES
L302 7 DE ABRIL/ N. CIDADE- AEROPORTO
L306 ITAPOAN- BRASILGÁS
L307 D. AVELAR/V. CANÁRIA- AEROPORTO
L601 COLINA  AZUL- P. FLAMENGO
L602 COLINA AZUL- JD. MARGARIDAS
L607 CASTELO BRANCO - ITAPOAN
L611 CASTELO BRANCO - AEROPORTO

Linhas que não farão parte da rede integrada

CÓD NOME
L407 AMBROSINA ARRUDA – MIRANTE/L. RETIRO
L108 V. ALEGRE- FAZ. COUTOS/BX. FISCAL
L110 BX. FISCAL- A. COUTOS/V. ALEGRE
L112 PARIPE- S. CAETANO/F. GRD RETIRO
L511 B. MATA- BRASILGÁS R1
L512 B. MATA- BRASILGÁS R2
L513 CAJ. 11- BRASILGÁS R1
L514 CAJ. 11- BRASILGÁS R2
L509 ITAPOAN- BRASILGÁS
L706 B. VISTA S. CAETANO- ITAPOAN
L305 ITAPOAN- P. SÃO CRISTÓVÃO
L309 ITAPOAN- ARRAIAL DO RETIRO
L608 ITAPOAN- CRECHE