Boa Notícia / Cidade

Festival Virada Salvador faz ocupação hoteleira chegar a 100%

Só para os festejos da virada de ano, a capital baiana deve receber quase 500 mil turistas

Foto: Valter Pontes/SECOM
Festival Virada Salvador vai até o dia 1º de janeiro
Festival Virada Salvador vai até o dia 1º de janeiro

A ocupação hoteleira da capital baiana para o Festival Virada Salvador atingiu a meta prevista pelo trade. De acordo com a seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), o índice de leitos preenchidos já chega a 92%.

Os números, segundo a associação, irão superar as expectativas nesta terça-feira (31), quando o quantitativo alcança os 100% não apenas nas unidades hoteleiras localizadas próximo à Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, mas em toda a cidade.

Segundo o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, o bom resultado tem como motivo a consolidação do evento do Réveillon soteropolitano. “Já vínhamos monitorando a situação do turismo na cidade durante esse período. O Festival Virada Salvador entrou no nosso calendário, o que, consequentemente, tem refletido em grandes resultados para o setor hoteleiro”, disse. No total, Salvador conta com 40 mil leitos, somando aqueles fornecidos por hotéis, pousadas e albergues.

Só para os festejos da virada de ano, a capital baiana deve receber quase 500 mil turistas. Já em toda a alta estação (dezembro a março), estão previstos 3,6 milhões de visitantes. A maioria dos turistas são provenientes do interior do estado (56,1%) , 12,6%  são de São Paulo e 4,8% vem  do Rio de Janeiro

Os argentinos, como no ano passado, continuam sendo a maioria dos turistas estrangeiros, representando 28,7% do volume de visitantes, seguido pelos chilenos (8,8%) e franceses (8,8%). Somados, todos os visitantes irão injetar algo em torno de R$ 407 milhões na economia de Salvador. Os dados são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).