Cidade / Entretenimento

Virada Sustentável: Evento oferece 300 atividades gratuitas até domingo

A programação se divide em cinco bairros de Salvador

Foto: Camila Souza/GOVBA
  Abertura oficial do Festival da Virada Sustentável
Abertura oficial do Festival da Virada Sustentável

A abertura da 3ª edição da Virada Sustentável Salvador foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), no Teatro Vila Velha, em Salvador. Neste ano, a inciativa apresenta ao público o tema 'O Centro Pulsa - a vida em Movimento'. Com essa premissa, a programação se distribui entre o Centro Histórico de Salvador, Campo Grande, Parque da Cidade, Nordeste Amaralina e Comércio.

A Virada Sustentável foi criada em 2011, em São Paulo. De lá pra cá, reuniu um público de mais de 7,7 milhões de pessoas em 25 edições, passando por sete estados e nove cidades, como Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre – além de Salvador, nos anos de 2016 e 2018.

Além desses cinco pontos principais, as atividades se estendem para outras localidades que, segundo a organização, estão nas bordas deste Centro Pulsante. Serão 300 atividades gratuitas, abertas ao público e distribuídas em 50 espaços diferentes, até o próximo domingo (10). A Virada Sustentável Salvador reúne 120 correalizadores, que são os proponentes dos projetos aprovados. 

Segundo a gestora e curadora da Virada, Alice Barreto, o evento é baseado no tripé cultura, educação e mobilização social. “A proposta é entender a sustentabilidade de forma integrada à vida humana e ao meio ambiente como um grande ecossistema.

É um convite à reflexão sobre o que cada um de nós pode assumir para viver em equilíbrio e com sustentabilidade. Convidamos a população para viver a cidade e o centro antigo com expansão para as bordas e periferias da cidade. Tem muita coisa legal acontecendo”, afirmou. 

A programação completa está disponível no site da Virada Sustentável Salvador (https://bit.ly/2pTHJLN), com atualização diária. O evento tem correalização do Instituto Sustentável e da Rede AMO de Comunicações Socioculturais e o Governo do Estado entre seus patrocinadores. A presença da gestão estadual ocorre por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura) e envolve as secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Cultura (Secult). 

Neste primeiro dia, o Teatro Vila Velha recebeu o painel 'Desafios e Avanços para alcançar as Metas da Agenda 2030 da ONU', com foco na discussão sobre a questão climática. A ação teve a participação da Braskem, representada pelo diretor de desenvolvimento sustentável da empresa, Jorge Soto. 

“Decidimos apoiar esse evento porque a sustentabilidade é um grande desafio, e as empresas devem se engajar positivamente em busca de soluções. A Virada é uma forma de engajar outras partes interessadas e fazer algo coletivamente de grande impulso. Da década de 80 para hoje, o número de eventos climáticos mais fortes, como furacões, saiu de 400 para 800 e quem sofre com isso é população. Por isso, é necessária essa integração”, disse Soto. 

A Virada Sustentável Salvador levou uma oficina criativa para o Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (antigo Iceia), no bairro do Barbalho, com a temática 'O Feminino no Centro'. A atividade foi desenvolvida pelo Coletivo Plurais e lançou olhar sobre a presença das mulheres no cotidiano do centro da capital baiana. De acordo com a organização, a ação está baseada em quatro objetivos que constam entre as metas da Agenda ONU 2030: Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades e Paz e Justiça.