Entretenimento / Televisão

Confira o que é destaque na programação da TV Brasil neste sexta (18)

Profissionais de saúde conversam sobre atendimento humanizado

Foto: Bruno Ribeiro
Sem Censura Dia do Médico
Sem Censura Dia do Médico

Em homenagem ao Dia do Médico, o Sem Censura de sexta-feira (18), recebe o geriatra Rodrigo Serafim, que atua à frente da unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro, para um papo sobre as tensões do dia a dia nessa profissão.

Com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais, o fisioterapeuta e estudante de medicina Fred Inácio bate um papo sobre atendimento humanizado e racismo no ramo da saúde.

E o engenheiro de produção Felipe Treistman conta sobre sua experiência junto à organização Médico Sem Fronteiras (MSF).

Em setembro de 2018, um vídeo publicado por Fred Inácio viralizava na internet: uma senhora de 74 anos se emocionava ao dizer que estava sendo atendida por um médico negro pela primeira vez.

O estudante voltou a sensibilizar pessoas meses depois, com uma postagem em que aparece atendendo um casal de surdos por meio de LIBRAS, a linguagem brasileira de sinais. Inácio, para quem a empatia e o amor são essenciais ao profissional de saúde, conversa sobre atendimento humanizado, desigualdade e racismo na área da saúde.

Supervisor médico da UTI do hospital Copa D’Or, Rodrigo Serafim explica como profissionais de saúde que atuam em emergência trabalham o próprio estresse e como é a preparação dos profissionais de UTI. O médico ainda revela de que forma lidam com a dor e a angústia de familiares dos pacientes.

O engenheiro Felipe Treistman conta como foi deixar o emprego em um escritório convencional de uma grande cidade para trabalhar em campos de refugiados. Gerente de logística hospitalar dos MSF, Treistman não só relata suas experiências e motivações, mas o desafio de se construir hospitais em locais remotos e com pouca infraestrutura.

O Dia do Médico é celebrado em 18 de outubro no Brasil e em diversos países, como Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia e Inglaterra. A data foi escolhida em alusão ao nascimento São Lucas, o santo padroeiro da Medicina e "protetor dos médicos". 

Anote

Sem Censura: Dia do Médico

Data: 18/10

Horário: 17h

Local: TV Brasil

 

A voz de Elza Soares é atração da série Grandes Musicais

Às 21h30 de sexta-feira (18), a série Grandes Musicais resgata uma apresentação histórica da cantora Elza Soares. O show, preservado no acervo da emissora, foi gravado em 1999 pela antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, no Teatro João Caetano.

O espetáculo "Carioca da Gema” combina interpretações inesquecíveis da consagrada cantora e depoimentos dela em entrevista franca com tom intimista.

Então com 69 anos, a intérprete e compositora solta a voz em canções autorais, como "Lata D’água", usando-se de seu timbre inconfundível. A diva reúne um vasto repertório, que inclui clássicos como "Trem das onze" (Adoniran Barbosa), "Chove chuva" (Jorge Ben Jor), "Meu limão, meu limoeiro" (Inezita Barroso), "Mamãe passou açúcar em mim" (Carlos Imperial), "País Tropical" (Jorge Ben Jor) e "Zazueira" (Jorge Ben Jor).

O programa Grandes Musicais reúne imagens raras de apresentações com personalidades da música popular brasileira, como Elza Soares, João Nogueira, Sandra de Sá, Moraes Moreira e o grupo Fundo de Quintal.

Gravados pela TVE do Rio de Janeiro nos anos 1980 e 1990, os espetáculos têm uma hora de duração e foram exibidos originalmente na série MBP Especial.

Anote

Grandes Musicais: Elza Soares

Data: 18/10

Horário: 21h30

Local: TV Brasil

 

Todas as Bossas celebra os 50 anos do cantor Renato Braz

Artista lança no disco "Canto Guerreiro - Levantados do Chão" nessa apresentação festiva

O programa Todas as Bossas apresenta o show comemorativo de 50 anos do cantor Renato Braz nesta sexta (18), às 22h30, na TV Brasil. O espetáculo, que marca o lançamento de seu novo álbum "Canto Guerreiro - Levantados do Chão", tem a participação do violonista Mario Gil.

No repertório, o cantor interpreta sucessos da MPB ao resgatar clássicos que marcaram época com nomes de peso como Chico Buarque, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Miúcha, Paulo César Pinheiro, Nelson Motta e Dori Caymmi.

As presenças de grandes personalidades no trabalho de Renato Braz são naturais. O intérprete paulistano é herdeiro e propagador das tradições da MPB formatada na era dos festivais da década de 1960.

Embora pertença a geração bem posterior, Renato Braz iniciou sua carreira no mercado fonográfico somente em 1996, o músico é identificado com as obras que consolidaram a MPB no imaginário coletivo do público brasileiro.

Gravada com exclusividade pela emissora pública no Espaço Cultural BNDES, a performance desse que é considerado um dos maiores cantores do país também está disponível no aplicativo EBC Play.

Anote

Todas as Bossas

Data:18/10

Horário: 22h30

Data: 20/10

Horário: 1h30

Local: TV Brasil, aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br

 

Série destaca a artista Dona Dalva Damiana 

Produção revela as realizações da veterana de 92 anos para o samba de roda do recôncavo baiano

O décimo episódio inédito da nova temporada de Visceral Brasil - As Veias Abertas da Música destaca a vida e a obra da cantora e compositora baiana Dona Dalva Damiana de Freitas. A série documental vai ao ar à meia-noite de sexta (18) para sábado (19), na TV Brasil.

A produção traça um panorama sobre a trajetória da veterana que comemorou 92 anos em setembro. A diva simboliza a invenção do samba de roda do recôncavo baiano, com suas vestimentas que reverenciam a Irmandade da Boa Morte e seu jeito poético de cantar o simples.

No ar pela emissora pública, a série independente mostra a história de Dona Dalva no documentário "Plantei Jiló nasceu amor". Ex-operária da fábrica de charutos, ela é mãe de cinco filhos e começou a trabalhar aos 14 anos.

Nesse emprego, compôs e organizou seus primeiros grupos de samba de roda. Dona Dalva foi uma figura essencial para que o Samba de Roda do Recôncavo da Bahia fosse tombado pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial Nacional. Posteriormente, também foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Anote

Visceral Brasil: “Plantei Jiló nasceu amor” (com Dona Dalva Damiana)

Data:18/10

Horário: meia-noite

Data: 20/10

Horário: 22h30

Local: TV Barasil, aplicativo EBC Play, disponível para Android, iOS e no site http://play.ebc.com.br