A viagem entre as cidades de Santiago, capital do Chile, e a capital baiana vai ficar mais rápida. O Salvador Bahia Airport e a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), acabam de fechar um acordo com a companhia aérea SKY para operar três voos semanais - às segundas-feiras, quartas-feiras e sábados -, entre 30 de dezembro de 2019 e 3 de março de 2020.
A oficialização da parceria foi feita nesta segunda-feira (8), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto; do vice e secretário de Obras Públicas, Bruno Reis; do secretário da Secult, Cláudio Tinoco; dos diretor comercial do Salvador Bahia Airport, Marc Gordien; e dos representantes da SKY Renata Robbio e Stefano de Luca - coordenadora de assuntos corporativos e coordenador de vendas internacionais, respectivamente. Também acompanharam o evento representantes do trade turístico e imprensa.
Atualmente, o Chile é o segundo maior emissor de turistas para a capital baiana, mesmo sem ter o voo direto. A conexão direta entre as duas cidades vai estimular ainda mais a vinda de chilenos para o estado, movimentando toda a cadeia de turismo.
“A atração destes voos para a capital baiana reafirma o compromisso da Prefeitura de Salvador em buscar meios para manter e ampliar o nosso fluxo turístico. Na última temporada, tivemos o verão mais movimentado da década e nesta queremos superar ainda mais esta marca”, afirma o prefeito ACM Neto.
Para o gestor da Secult, Claudio Tinoco, esta é uma medida que também visa aproximar ainda mais os chilenos da capital baiana. “Estamos trabalhando incessantemente para continuar fazendo o turismo de Salvador crescer. Por isso mesmo, apoiaremos medidas que sejam efetivas na vinda de turistas para a nossa cidade. Salvador sai na frente ao atrair importante companhia aérea estrangeira e estabelecer uma conexão direta com um dos principais mercados da América Latina.”, pontua.
O Chile está na preferência dos brasileiros. O país recebeu o número recorde de 589.172 turistas saídos do Brasil, quantidade 8,1% maior do que a registrada em 2017, de acordo com o Serviço Nacional de Turismo do Chile.
E existem diversos motivos que explicam esses dados. A capital Santiago possui ótima estrutura, vistas deslumbrantes, rica gastronomia e cultura diversificada. Um dos destaques fica por conta do visual da Cordilheira dos Andes, que cerca toda a cidade e é visível em vários pontos, além dos mirantes que garantem um panorama ainda mais impressionante.
Companhia aérea
A SKY foi fundada em 2002 e se tornou uma das companhias mais importantes do Chile e da região, transportando 25% dos passageiros domésticos. Em 2015, se tornou a primeira empresa aérea low cost do Cone Sul, impactando o mercado doméstico com uma redução de tarifas da ordem de 35%. Com uma frota de 20 aeronaves, a empresa hoje oferece voos internacionais para destinos como Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro e São Paulo.
“Nosso objetivo é mobilizar sonhos, ideias e projetos, disponibilizando os céus para todos. O anúncio de que agora vamos operar a rota Santiago-Salvador com um voo direto é uma ótima notícia e contribui diretamente para esse objetivo. O melhor é oferecer aos chilenos e brasileiros a possibilidade de um voo direto e rápido na melhor linha companhia aérea low cost da América do Sul, segundo o último ranking da Skytrax, e com a frota de aviões mais moderna da América do Sul, o A320 Neo”, disse Holger Paulmann, CEO da SKY.