Brasil / Política

Conheça o jornalista norte- americano que embaralhou a política no Brasil

O jornalista Glenn Greenwald mexeu com nomes do alto escalão do governo

Foto: Reprodução/Facebook/Glenn Greenwald
Greenwald é jornalista, fundador e editor do site The Intercept

Glenn Greenwald: muita gente sabia pouco - ou praticamente nada - sobre esse nome antes do último dia 9 de junho, data em que foi ao ar o primeiro vazamento de conversas entre o ministro da Justiça Sergio Moro e procuradores da Operação Lava Jato, feito pelo site The Intercept.

A repercussão envolvendo o jornalista foi tão grande que muita gente já deve ter, inclusive, aprendido a escrever o nome dele sem pesquisar previamente. Mas quem, de fato, é Glenn Greenwald e por que seu trabalho tem sido alvo de tantos elogios e tantas críticas?

Greenwald é jornalista, fundador e editor do site The Intercept. Nascido em Nova York, ele tem 52 anos e já mora no Brasil há mais de 10 anos. Em terras canarinhas, construiu sua família e se estabeleceu. O jornalista é casado com o deputado federal David Miranda (PSOL), que ocupou a vaga na Câmara Federal deixada por Jean Wyllys (PSOL).

O casal tem dois filhos adotados e tinha uma vida pessoal quase que anônima antes de todo esse burburinho. A família de Greenwald e Miranda foi alvo de muitos ataques após a divulgação feita pelo The Intercept. O deputado chegou a receber e-mails anônimos com duras ameaças à integridade deles. Já quanto ao jornalista, sugeriram tirar a permissão de morada dele no Brasil.

Porém, o The Intercept não se intimidou e seguiu fazendo vazamentos envolvendo, principalmente, o nome de Sergio Moro. Muito foi questionado sobre a capacidade profissional de Greenwald e sobre a credibilidade do trabalho desenvolvido pelo seu site.

O que pouca gente sabe é que o fundador do The Intercept é vencedor de alguns prêmios, entre eles o Pulitzer - prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical, o mais prestigiado do mundo entre jornalistas. Greenwald ganhou o Pulitzer por reportagens sobre o vazamento da NSA por parte de Edward Snowden. O jornalista considera, agora, que o material que chegou ao veículo é “um dos maiores da história do jornalismo”.

“O jornalista do The Intercept embaralhou muitas cartas do meio político brasileiro. Anteriormente, não havia nunca como colocá-lo numa posição de protagonismo dentro de enredos no país, mesmo ele sendo casado com um parlamentar e atuando com jornalismo político. Mas, agora, é possível enxergar Glenn como uma figura imprescindível para entender os últimos acontecimentos do Brasil porque, de fato, ele é”, explica a cientista política Larissa Leonel.

O Pulitzer foi recebido por Glenn enquanto ele atuava no The Guardian. Assim, ele conseguiu levar a um dos principais jornais do mundo a primeira vitória no prêmio. Com a mesma reportagem, o jornalista se tornou o primeiro estrangeiro a vencer o Prêmio Esso de Excelência em Reportagens Investigativas no Brasil.

Além de jornalista, Greenwald é advogado constitucionalista e autor de quatro livros entre os mais vendidos do New York Times na seção de política e direito. O currículo de Greenwald é, incontestavelmente, volumoso e com premiações importantes. Entretanto, o nome dele deve continuar no foco de polêmicas e questionamentos ainda por um certo tempo.

Os vazamentos feitos pelo The Intercept ainda não acabaram e o site promete trazer ainda mais conteúdos comprometedores ao olho do furacão da política brasileira. Apoiando ou criticando, a atenção dos brasileiros parece estar centrada nas próximas novidades trazidas pelo site.