Brasil / Segurança

Suposto esquema revendia produtos apreendidos em presídios

Presos de "confiança", policiais, agentes penitenciários e até um suposto diretor estariam envolvidos no esquema que apreendia drogas, armas e revendia para os próprios detentos

A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) está investigando a denúncia de que policiais, agentes penitenciários e até um suposto diretor do presídio Frei Damião Bozzano, que fica no Complexo Prisional do Curado, no Recife, estariam apreendendo drogas, armas e revendendo para os próprios presos.

O esquema veio à tona após um áudio ser compartilhado em grupos de WhatsApp. De acordo com o blog Ronda JC, a gravação divulgada na rede detalha que o suposto esquema acontece da seguinte forma: após buscas de rotina nos pavilhões do presídio, todo o material apreendido é "renegociado com presos de confiança", que são os responsáveis pelo repasse para outros detentos em troca de dinheiro.

Todo o lucro, ainda de acordo com esse áudio e publicação do blog, é dividido entre todos os envolvidos. Um diretor, um chefe de segurança e dois detentos podem estar envolvidos no esquema ilegal.