Brasil / Livros

Guimarães Rosa passa para a Global Editora a partir de 2019

Exceção fica por conta de "Grande Sertão: Veredas", que sairá pela Companhia da Letras

Depois de um longo período de negociação, a partir de 2019, a Global passa a publicar com exclusividade toda a obra de João Guimarães Rosa (1908-1967), exceto "Grande Sertão: Veredas", que sairá pela Companhia da Letras.

Sob a supervisão editorial de Gustavo Henrique Tuna, os primeiros livros a serem publicados serão "Sagarana", "Primeiras estórias", "Zoo" e "Fita verde no cabelo" (infantis), "A hora e a vez de Augusto Matraga", "Manuelzão e Miguilim".

"Quando cerca de 50% da obra estiver publicada em edições individuais, o que deve demorar dois anos no máximo, começamos a preparar o volume da obra completa para sair pela Nova Aguilar com "Grande Sertão: Veredas", inclusive", diz Luiz Alves Júnior, fundador da editora. "Ganhamos pelo trabalho que fazemos, não pela proposta financeira embora ela tenha sido alta. Mas é compensador."

“Os livros de Guimarães Rosa envolvem os leitores com sua linguagem poderosamente criativa e com seu modo único de conceber personagens e histórias de um Brasil profundo. A editora está motivada diante do desafio de reposicionar mais uma obra fundamental da literatura de língua portuguesa.” - afirma Jefferson Alves, diretor editorial da Global Editora.

A maioria dos livros de Guimarães Rosa hoje está abrigada no selo Nova Fronteira.