Sexta e sábado no FilteBahia 2018 são dias de colocar em cena a luta feminina por igualdade. Em cena dois espetáculos protagonizados por mulheres e que falam da condição feminina.
No Teatro Martim Gonçalves, no Canela, às 19h, “Frida”, com direção de Fernando Santana, tem a atriz Jane Santa Cruz interpetando a emblemática pintora Frida Kahlo.
Já no Xisto Bahia, nos Barris, às 20h, sobem ao palco em “ConFabulAções”, as atrizes Andréa Rabelo, Diana Ramos, Leila Kyssia e Simone Araújo, interpretando quatro bufonas que refletem e discutem, através de mitos femininos, sobre o papel da mulher ao longo dos caminhos da humanidade.
Em algum lugar-tempo, quatro bufonas – Da Banguela, Tumor, Gastura e Bucerreia Damônia – confabulam... Invocam as três Moiras/Parcas, revelam as deusas Kali e Baubo.
Em “ConFabulAções”, da Cia Buffa de Teatro (BA), dirigidas por por Joyce Aglae, elas convidam a plateia, sem perder o humor, a pensar sobre os sistemas do patriarcado e capitalismo e os mitos femininos que os rondam e reafirmam, deixando claro o papel imposto à mulher, a mesma que transforma a sociedade e toma em suas mãos as rédeas do seu destino.
Em “Frida”, é mostrada a trajetória resiliente e vitoriosa de uma mulher que, mesmo após um gravíssimo acidente, sempre existiu à frente do seu tempo, rompendo padrões estéticos e morais de sua época e desfrutando ainda mais da vida.
São essas e outras vertentes da grande pintora Frida Kahlo que são reveladas em cena. O espetáculo aborda de forma poética e sensível a vida incessante e conturbada desta artista latino-americana que tem reconhecimento nos quatro cantos do mundo.