Comportamento / Mundo / Tecnologia

Google rastreia sua localização mesmo que você não permita

Problema de privacidade afeta cerca de 2 bilhões de usuários só no Android

Foto: Pixabay/Creative Commons
Há cerca de 2 bilhões de usuários de dispositivos que executam o software operacional Android

Uma investigação da Associated Press (AP) descobriu que muitos serviços do Google em dispositivos Android e iPhones armazenam os dados de localização do usuário, mesmo que ele tenha usado uma configuração de privacidade que impeça a empresa de fazer isso.

O problema de privacidade afeta cerca de 2 bilhões de usuários de dispositivos que executam o software operacional Android, do Google, e centenas de milhões de donos do iPhone em todo o mundo que dependem do Google para acessar mapas ou pesquisas.

Na maioria das vezes, o Google pede permissão para usar as informações de localização de um usuário. Caso ele concorde com os termos, a empresa registra por onde esta pessoa passou ao longo do tempo e exibe um histórico em uma linha do tempo.

A página de suporte do Google sobre o assunto explica o que ocorre se o usuário desativar o recurso. "Você pode desativar o histórico de localização a qualquer momento. Com o histórico de localização desativado, os lugares em que você está não são mais armazenados", diz o Google.

Isso não é verdade, segundo a AP. Mesmo com o histórico de localização desativado, algumas aplicações do Google armazenam automaticamente estes dados com marcação de hora sem nenhuma autorização.

Um pesquisador confirmou as descobertas da AP em vários dispositivos Android. O mesmo comportamento foi encontrado em vários iPhones. O Google, por outro lado, diz que está sendo perfeitamente claro sobre a sua ferramenta.