Comportamento / Tecnologia

Memória Indígena e Tecnologia em Roda de Conversa

Projeto promove roda de conversa na UFBA sobre o uso da tecnologia por idosos indígenas

O projeto “Memória Viva” realizado pela ONG Thydêwá aproximou nos últimos seis meses adolescentes, jovens, adultos e anciãos/anciãs de oito pontos de cultura indígenas, localizados na Bahia, Alagoas e Pernambuco com o objetivo de fortalecer as relações que valorizam os saberes, as trocas de conhecimentos além de preservar e projetar os saberes tradicionais indígenas.

Para finalizar o projeto e refletir sobre o tema memória indígena e tecnologia, será realizada uma roda de conversa sobre o tema "Anciãos e anciãs indígenas e o uso da tecnologia para a propagação da Memória Viva”, na Faculdade de Filosofia - Pavilhão Raul Seixas, na sala da congregação, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de São Lázaro, em Salvador, no dia 03 de agosto, sexta-feira, a partir das 9h.

Na roda de conversa estarão presentes a socióloga e professora da UFBA, Dra. Alda Motta, que atua em estudos de gênero e geração, feminismo e envelhecimento, o presidente da ONG Thydêwá, Sebastian Gerlic, além de anciãos, jovens indígenas que participaram do projeto e interessados na temática.

O projeto divulgou 65 vídeos gravados pelos jovens que exibem as tradições disseminadas pelos mais velhos, como artesanato, cerâmica, ervas medicinais, parto humanizado, bebidas sagradas entre outros. 

Mais de 100 indígenas se reuniram e registraram algumas de suas práticas em 65 vídeos que vão de 3 a 15 minutos, o material está disponível gratuitamente emwww.indiosonline.net/memoriaviva e está também no DVD “Memória Viva Indígena” que é distribuído por diversas comunidades indígenas.  A iniciativa foi realizada com o apoio da ONG Thydêwá, do Ministério da Cultura e tem apoio especial do Ministério dos Direitos Humanos.

Anote

Local: Faculdade de Filosofia - Pavilhão Raul Seixas, na sala da congregação, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro de São Lázaro, em Salvador - BA

Dia e horário: 3 de agosto (sexta-feira), a partir das 9h
Ingresso:  Gratuito – inscrições ONG Thydêwá - http://www.thydewa.org/