Brasil / Comportamento / Entretenimento

'Representatividade racial não é critério', diz Globo

Público tem questionado sobre a ausência de negros no elenco da nova novela

A Globo está prestes a estrear uma nova novela das 21h, Segundo Sol. O próximo folhetim das 21h entra na grade da programação apenas no dia 14 de maio, porém, já virou alvo de polêmica na internet. Após veiculação de teasers da obra, o público tem questionado sobre a escalação de atores e atrizes negros na trama.

Escrita por João Emanuel Carneiro, Segundo Sol se passa na Bahia, estado que, segundo o IBGE, possui 76% de sua população declarada como pardos ou negros.

Diante disso, o público começou a questionar sobre a escalação quase que exclusiva de atores brancos no elenco - dos 26 artistas na novela, apenas três são negros.

A página Trick Tudo lançou o movimento 'Eu poderia estar na novela Segundo Sol', publicando fotos de vários atores e atrizes negros sob a legenda: "Tá ai, alguns outros atores também talentosos que poderiam ter sidos escalados para Segundo Sol! Agora se você não vê problema na escalação de uma novela que retrata um estado com 80% da população negra e a escalação tem 80% de brancos. Aí o problema é totalmente seu: Se vire com seu preconceito!" 

Em um comunicado enviado ao site UOL, a emissora global esclareceu que a representatividade racial não faz parte dos critérios de escalação de elenco: "Os critérios de escalação de uma novela são técnicos e artísticos. A Globo não pauta as escalações de suas obras por cor de pele, mas pela adequação ao perfil do personagem, talento e disponibilidade do elenco. E acredita que esta é a forma mais correta de fazer isso".