Doris Pinheiro

Desfile de moda mostra peças em crochê produzidas por detentos

(A Coluna contou com o auxílio luxuoso de Ana Caroline Gonçalves)

Ponto firme
No último dia 4 a Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, São Paulo, viveu um dia completamente diferente.

Um desfile de moda, com peças produzidas em crochê pelos detentos, interrompeu a rotina cinza da cadeia.

O mentor é estilista e artesão Gustavo Silvestre, que desenvolveu a coleção junto com detentos.

Coleção que é resultado do Projeto Ponto Firme, que oferece aulas de crochê em penitenciárias de Guarulhos.

O desfile foi uma prévia do que vai ser lançado na abertura do São Paulo Fashion Week Nº 45, dia 21 de abril.

Será a primeira vez na história da moda brasileira que uma coleção desenvolvida por presidiários estará na passarela de um das semanas de moda mais importante do mundo.

O desfile no SPFW será maior e terá parceria com a Melissa, com os sapatos customizados pelos presos.

Você encontra imagens e detalhes sobre o desfile no Instagram @silvestregustavo e acompanha novidades do projeto pela página do Facebook.

Link do ambiente virtual do projeto: https://www.facebook.com/projetopontofirme

Fotos: Danilo Sorrino

Ressocialização
Há mais de dois anos, o Projeto Ponto Firme leva formação técnica artesã, além de arte, cultura e educação para os sentenciados da penitenciária masculina.

O tempo dedicado às aulas contribui para a ressocialização, além de ajudar no desenvolvimento da concentração por meio de uma terapia manual.

Os detentos participantes ganham certificação e também remissão de pena.

Nesse período, mais de 100 alunos já se formaram com o Ponto Firme.

 “Quando começamos o projeto o foco do trabalho era ensinar a técnica do crochê e oferecer uma alternativa para eles se profissionalizarem. Com o passar do tempo, percebi que era possível desenvolver uma coleção de roupas e começamos a trabalhar com força e aumentar o tempo de oficina. O desfile no SPFW nos permitirá mostrar outros caminhos possíveis de reintegrá-los na sociedade, valorizando o trabalho de forma criativa”, afirma Gustavo Silvestre.

A coleção que será apresentada no SPFW é resultado do trabalho de nove meses desenvolvido por uma turma de 20 alunos, coordenados por Gustavo Silvestre, inspirados no dia a dia dos detentos na penitenciária e no sonho de liberdade.

“O SPFW tem como premissa transformação, educação e formação. Ter esse projeto dentro do evento reafirma nosso compromisso com a sociedade de mostrar que a moda, o design, o fazer criativo podem realmente mudar a vida das pessoas”, ressalta Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

Após o desfile no SPFW, as peças da coleção serão expostas no Museu da Resistência de São Paulo, instituição conectada à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O projeto Ponto Firme conta com o apoio da Prefeitura de Guarulhos e Secretaria de Administração Penitenciária, In-Mod, SPFW, Linhas Círculo, Melissa e Novelaria.

Em Minas
Confirmando sua posição de liderança entre os eventos comerciais de lançamento de moda da América do Sul, o Minas Trend, realizado pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), irá contar em sua próxima edição com mais de 200 marcas que são referência nacional nos segmentos de vestuário, bolsas, sapatos, joias, bijuterias e acessórios.

O evento acontece no Expominas, em Belo Horizonte, de 17 a 20 de abril.Com o principal objetivo de gerar negócios e oportunidades para a cadeia produtiva de moda, o Minas Trend também é reconhecido pelo alto nível dos seus compradores.

Moda na Bahia

Desfile digital no Shopping Barra
O Shopping Barra lança no próximo dia 17, terça, às 19h, no piso L4, a sua campanha de moda Inverno 2018.

Com a idealização e curadoria dapublisher Sandy Najar, será realizado um desfile digital, em alta resolução, transmitido em tempo real no canal do Shopping Barra no Youtube.

O evento contará ainda com um trend talk mediado por uma das principais digital influencers de moda e lifestyle do país, Silvia Braz, e o público poderá conferir, além do desfile, como foi o making of da produção durante todo o dia, com dicas de moda, maquiagem e muito conteúdo sobre as tendências da estação, que também estará disponível durante todo o mês de abril nos perfis do Shopping Barra no Instagram.

Circuito de moda e arte no Salvador Shopping
Ronaldo Fraga é um dos mais interessantes estilistas brasileiros.

De fato é uma boa definição dizer que ele é um dos principais nomes da atualidade quando o assunto é a relação entre a cultura brasileira e o mundo contemporâneo.

Ele pinta em Salvador na noite de 18 de abril, às 18h30, na Praça Central do Salvador Shopping e abre oficialmente o Circuito de Arte e Moda, que em sua quinta edição conta com curadoria de Leonel Mattos.

Abre com um bate-papo e mostra peças do seu acervo.

O Circuito de Arte e Moda vai de 18 de abril a 06 de maio, com a participação de mais de 100 artistas baianos, que transformarão o Salvador Shopping em uma grande galeria.

A programação inclui, ainda, a Praça Cultural, com apresentações musicais, performances com artistas de rua, bate-papos com conteúdos exclusivos, pintura ao vivo e oficinas infantis.

A entrada é franca.

Semana Fashion Revolution
E vem aí a Semana Fashion Revolution, que de 26 à 29 de abril celebra a Semana Mundial dos Trabalhadores da Indústria da Moda.

Este ano o tema é "5 anos após Rana Plaza", para não deixar cair no esquecimento o desabamento em Bangladesh de uma fábrica têxtil que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos.Ana Fernanda (uma fofa !), representante do Fashion Revolution em Salvador e criadora do Justa Moda - @justamoda.co, avisa que oficinas, exibição de filme, mesas de bate-papo e festa vão rolar em vários locais : Sala de Arte da UFBA, no Canela, Atelier Lull, no Free Shop Rio Vermelho, Guapa Multimarcas (EcoSquare), Outiside Armário Compartilhado(Rua das Rosas na Pituba), EBAM (Rua Feira de Santana, no Rio Vermelho) e no Senac Aquidabã.Com a missão de promover uma moda sustentável do ponto de vista ecológico e social a Semana Fashion Revolution já realizou um bazar super bombado no último sábado na EcoSquare, no Rio Vermelho.

E ainda teve Oficina de Jeans, comandada por Ellen Celestino, que tem uma marca que trabalha com a reutilização de jeans a Criazon (@criazon), e um bate-papo Social Good Brasil, sobre voluntariado e impacto social.

O evento vai acontecer em mais 30 cidades brasileiras.

Vista representa
É legal ver gente criativa e batalhadora, e ainda mais da nossa terra, conquistando coisas boas.

Os empresários Caio Sereno e Matheus Cruz inauguraram a primeira unidade física da Vista Representa em Salvador.

Agora a marca de T-shirt criada há dois anos, pode ser encontrada no Shopping Bela Vista, no Cabula, com suas frases bacanas como “Ô Vei”.

 As compras continuam pelo e-commerce da marca e pelo Instagram @vesterepresenta e agora na loja própria no L1 do Shopping Bela Vista.

Parabéns e boa sorte meninos.

Para tudo!
Indestrutível

A cantora Pabllo Vittar lançou o vídeo da canção “Indestrutível”, sexto e último videoclipe do disco “Vai Passar Mal” (2017).

Para o lançamento do vídeo Pabllo fez esta semana uma live lacrante direto do escritório do Facebook, em São Paulo.

Além da estreia do clipe a ação teve como objetivo promover uma discussão sobre a juventude LGBT, com a temática do preconceito e do bullying nas escolas e anunciou o leilão de um dos vestidos que a cantora usa no clipe de “Indestrutível”.

A renda será totalmente revertida para a ONG Casa 1.

O clip teve direção de cena e produção de Bruno Ilogti, responsável por clipes como “Double Dutchess”, de Fergie.

Desejo de consumo

Led no pé
As marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre querem enlouquecer as crianças (e os pais) e lançaram calçados com luzes de LED na coleção Outono/ Inverno 2018.

É a linha Lumi Kicks, que tem uma proposta futurista e divertida.

O tênis possuem uma tela de led de luz branca com capacidade de 32 caracteres, que podem gerar frases, palavras, numerações e combinações que as crianças desejarem.

Tudo isso criado através da interface de 3 botões no calcanhar do calçado.

Esses botões permitem ainda fazer que as criações pisquem ou corram pela tela.

Preço R$ 349,90.

Nina
A Arezzo está lançando em todo o Brasil o scarpin Nina, eleito o mais novo clássico da marca.

Com salto quadrado e amarração no tornozelo, o modelo é supercharmoso e confortável, além de combinar com qualquer look.

Nina está disponível em couro nobuck nas cores preto, rubi, new dijon, caqui, cobalto, toasted nut, suflair.

Nova Make B
Make B., linha de maquiagem de alta performance do Boticário, mudou embalagens, cores, formas, texturas, tem cristal Swaroviski incrustado nas embalagens e campanha estrelada por Gisele Bündchen que declarou : “fiquei feliz com o convite do Boticário para fazer a campanha de MakeB. Acho super bacana poder estar trabalhando com uma marca brasileira, tão querida por todos, e com a qual me identifico em inúmeros aspectos. Acho importante a gente valorizar o que é nosso, nossas origens e estar cientes de que o Brasil e os brasileiros têm coisas maravilhosas para oferecer”, afirma a über model.

 

Foto: Márcio LimaLigue-se no espetáculo “Frida e Eu”, no SESI Rio Vermelho, na terça, 17, às 19h.

Idealizado pela atriz/dançarina e performer Iêda Dias, o espetáculo solo, encenado e produzido pela sergipana, formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia tem direção do ator/diretor Marcos Machado.

Conheci ele menino e tenho o maior carinho e admiração pelo talento ! Nesta quinta começa o projeto “Negra Cor Sem Fronteiras”, no Fronteira Musica Bar, com Adelmo Casé @adelmocase e a Negra@negracoroficial, que vão receber convidados e balançar as noites de quinta.

No Largo da Mariquita, no Rio Vermelho.

INFO e LISTA: (71)3565-2866.

***

Gostei do nome, então lá vai! Na Amsterdam Salvador, no Largo dos Aflitos, nesta sexta-feira, 13 de abril, a partir das 22h30, tem a festa La Santa Del Fuleragem.

Furacão 2000, Funk Light, Funk Melody, Ostentação e Proibidão, todas as vertentes surgem na pista de dança, nos sets dos DJs Peko, Mashup, Rauls, Ed, Jhon, Neres, Bre, Mai, Juh e Rhanny, durante 5h de Open Bar.

Ingressos: R$ 35 (Pista Open) e R$ 70 (Camarote Open).

Nhac!
Uma vez eu fui lá, conversei com um dos donos e ele foi tão gentil que eu fiquei com uma super boa imagem da Jamm Burgers, hamburgueria artesanal da Vila Caramurú (antigo Mercado do Peixe), no Rio Vermelho.

Agora de nova decoração - O projeto da reforma foi assinado pelo cenógrafo e designer, Peu Caldas-, traz também novidades no menu.

São três novas opções de hambúrguers criadas pelo chef Jammil ACruz : Porco Burger , Frango Burger e o Trailer Burger .

Um novo hot dog gourmet também foi lançado.

Dia do beijo
Nesta quinta é Dia do Beijo.

Para celebrar a data, a Consultora Independente de Beleza da Mary Kay, Luzinete Marques (@lu.marques), lançou uma promoção de batons líquidos, metálicos, cremosos e matte, para deixar os beijos ainda mais especiais.

Consultora esperta com filha estudante de Jornalismo faz assim.

Tá valendo o investimento, mãe!

BaxVi
A Soul Dila, marca cheia de ideias legais, prova mais uma vez que seu DNA é da Bahia e criou, em parceria com a Cervejaria Amada, duas t-shirts em homenagem aos times do Bahia e Vitória.

E criou ainda as duas peças também em versão feminina, para as meninas que têm o futebol como paixão.

Tem lojas nos shoppings Salvador e Barra, no Jardim Apipema, na Pituba e em Villas.

***

Mega School
A Mega Model Bahia, traz a Salvador a Mega School, com seus cursos de formação profissionalizante para modelos e atores.

As aulas da primeira turma começam já neste domingo.

A Mega School é para crianças de 7 a 12 anos e adultos de 13 a 50 anos.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone (71) 3052-4168 ou no site da Mega Model Bahia - www.megamodelbahia.com.br e nas suas redes sociais.

No final do curso, os alunos modelos e atores ainda ganham um book impresso e mídia digital com fotos e vídeos.

***

No salto
Raí Silva, assessor de modelos, sempre incluiu treinamento específico de ‘como andar de salto’ para suas modelos associados.

“A postura adequada, técnicas de caminhada, o balanço dos braços, como se sentar, como se levantar. Usar salto é uma arte e estamos aqui para ajudar a todas as mulheres a dominá-la”, diz ele, com razão.

A Raí Assessoria de Modelos promoverá no dia 14 de abril, às 10h no Mundi Music Bar, no Itaigara, uma seleção exclusiva.

Para se inscrever basta acessar assessoriaraisilva.com.br/seleção.

Noivas e seus sonhos

Feira em Barcelona
A empresária Juliana Guimarães, da Un Rêve Cymbeline Paris de Salvador, confirmou presença em Barcelona na mais importante feira internacional no segmento de moda nupcial – a "Barcelona Bridal Fashion Week 2018 ".

Uma semana inteiramente dedicada aos clientes e visitantes de todo o mundo e que tem como clímax a sequência de desfiles da passarela "Gaudí-Fashion Show" por onde já desfilaram as principais grifes internacionais.

A feira acontecerá no pavilhão Recinto de Montjuïca - na capital da Catalunha na Espanha, entre os dias 23 a 29 de abril.

O bonitão do assessor de imprensa, Estevão Terceiro vai junto...

Na programação oficial, a elegante grife francesa Cymbeline Paris, da qual Juliana Guimarães é franqueada exclusiva no Nordeste, vai desfilar sua novas e exclusivas criações da coleção 2019 no dia 26/04 (quinta-feira) com presença confirmada do estilista libanês radicado no Brasil, Lucas Anderi, que também assina as criações como um dos stylists da Maison Cymbeline.

Conceito Wedding
Nos dias 25, 26 e 27 de abril, das 14 às 22 horas no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, acontece o Conceito Wedding, um evento que oferece um mix de opções em serviços de buffets, doces e bolos, decoração, foto, filmes, iluminação, sonorização, joalheria...

de um tudo para este momento tão importante.

Com Andréa e Nathália Velame, diretoras do Grupo AV, no comando! O passaporte-convite estará à venda no próprio local por R$ 50.