Você já viajou sozinha? Não? Pois saiba que quem já teve a oportunidade de fazer uma viagem dessas garante que a experiência é enriquecedora. Além da liberdade de fazer aquilo o que realmente tem vontade, a mulher consegue desfrutar da sua própria companhia e aprender mais sobre si mesma.
Nathalia Cardoso, jornalista, foi para Florianópolis e considera a viagem como a melhor experiência da sua vida. “Poder ir para um lugar maravilhoso, onde conheci pessoas incríveis, poder refletir e pensar em como eu mesma me completo foi ótimo”, revelou ela.
Abaixo, selecionamos cinco destinos incríveis para conhecer sozinha e a opinião de mulheres que já viajaram para esses lugares e simplesmente amaram. Confira!
Chapada dos Veadeiros, Brasil
Conhecido como um dos lugares mais lindos do Brasil, a Chapada dos Veadeiros é ideal para quem procura relaxar diante da natureza. A beleza da chapada repleta de cachoeiras, cânions, piscinas naturais, matas de cerrado e riachos encantam ainda mais a turista que visita essa linda cidade do estado de Goiás. (foto ao lado)
Beatriz Feher, estudante de economia, decidiu viajar sozinha quando viu que seus amigos não estavam a fim de conhecer o destino desejado. Como não queria desistir, ela foi em frente e acabou indo desacompanhada.
E não é que deu certo? Além do autoconhecimento, Beatriz percebeu que gosta demais da própria companhia e perdeu o medo de ficar sozinha. O céu estrelado da Chapada dos Veadeiros é, segundo a estudante, a paisagem mais linda que viu na vida.
Paraty, Brasil
Localizada no sul do Rio de Janeiro, Paraty é uma pequena cidade colonial que encanta quem passa por lá. Seus casarões e igrejas dos séculos 18 e 19 e as ruas antigas onde o tráfego de automóveis é proibido tornam ainda mais único esse lugar que teve seu apogeu no Ciclo do Ouro. Mulheres aventureiras vão adorar as trilhas, os passeios de barco e as visitas às praias e cachoeiras da região.
A publicitária Daniella Pimenta conta que queria aproveitar um tempo consigo mesma para ver como seria encarar uma viagem sem acompanhantes. Ela diz ter tido uma experiência maravilhosa que lhe permitiu conhecer o local no seu tempo e seguindo o próprio roteiro.
Durante os cinco dias que ficou em Paraty, Daniella aproveitou para curtir o hotel, fazer passeios de barco, sair da cidade para visitar Trindade, vizinha à Paraty, e ainda fez amizade com uma moça de Santa Catarina.
Israel
Com uma área de 20.000 km² (o equivalente ao menor estado brasileiro, Sergipe), Israel abriga cerca de 7 milhões de habitantes e é considerado um lugar sagrado por diversas religiões do mundo. Em menos de um dia, é possível ir de carro do Norte ao Sul do país.
Entre os pontos turísticos mais visitados estão o Muro das Lamentações (onde havia sido construído um templo judaico na época do rei Herodes - século I a.C.), o Mar Morto (onde é possível boiar devido à grande quantidade de sal), a moderna cidade de Tel Aviv e o Yad Vashem (museu do Holocausto e segundo local mais visitado do Estado Judeu).
Adriana Blecher, pedagoga, diz que amou conhecer Israel desacompanhada, principalmente as cidades de Eilat e Tel Aviv. Para ela, o que tornou a viagem ainda melhor foi a cultura local e o fato de o país com a maior população judaica do mundo ser inteiramente lindo e especial.
A pedagoga explica que, por estar sozinha, conseguiu se soltar mais, o que a fez conhecer pessoas que, provavelmente, não teria conhecido em uma viagem com amigos.
Miami, EUA
Para as mulheres que procuram badalação, bons museus e ótima gastronomia, Miami é o destino perfeito. Localizada na Flórida, a cidade oferece aos turistas opções de lugares históricos como o Art Deco District e Little Havana, que prestam homenagens ao estilo arquitetônico de tons pastéis e à comunidade latina de Miami.
Marcela Ezra, designer, conta que já viajou para vários lugares do mundo, mas que uma das viagens que mais lhe marcou foi para Miami. Sua família iria junto, mas como estava com vontade de passar um tempo sozinha, decidiu antecipar a passagem em uma semana.
Marcela recomenda muito viajar para a cidade norte-americana sozinha, destino preferido de muitos brasileiros em qualquer época do ano. Justamente pela alta procura, é possível encontrar promoções de passagens para Miami. Basta pesquisar e uma boa oportunidade irá surgir.
Segundo a designer, o destino é perfeito para mulheres por oferecer independência e uma infinidade de programas para fazer. Durante o dia, por exemplo, ela costumava ir à praia e depois saía para almoçar. Além disso, ela explica que os moradores locais eram amigáveis (talvez por conta da cultura latina), o que a deixou ainda mais à vontade.
San Diego, EUA
A alta qualidade de vida e a beleza natural atraem muitos turistas a San Diego. A segunda maior cidade da Califórnia é um dos destinos mais procurados dos EUA. A descontração e a atmosfera cultural fazem de lá um local badalado, vibrante e fascinante.
Na hora de escolher o lugar onde iria fazer seu intercâmbio, Tatiana Bork, analista financeira, não teve dúvidas: San Diego. A vontade de ir para um local com clima parecido ao do Brasil e o sonho de visitar a Califórnia e conhecer novas pessoas motivaram a jovem de 22 anos a embarcar sozinha em uma experiência que ficará guardada na memória pelo resto da vida.