Educação

Estudantes de escolas públicas do Estado recebem novo fardamento

É a primeira mudança nos últimos 15 anos

Foto: Emerson Santos
Alunos de escola pública estadual em Salvador mostraram o novo uniforme
Leia Mais Rápido
O Governo da Bahia lançou novo uniforme escolar para a rede estadual, com distribuição gratuita de 700 mil camisas. A mudança visa reforçar identidade e autoestima dos alunos. Também foi iniciada formação sobre Educação Integral, que em 2025 atenderá 652 escolas e 128 mil estudantes em 374 municípios.

O Governo do Estado da Bahia lançou o novo fardamento dos estudantes da rede estadual. Cerimônia realizada no Hotel Fiesta, em Salvador, nessa terça-feira (15 de julho), marcou o início da distribuição gratuita de 700 mil camisas.

O governador Jerônimo Rodrigues e a secretária esradual de Educação, Rowenna Brito, participaram do lançamento do novo uniforme. Para ela, a nova farda representa mais do que uma mudança visual. “Depois de 15 anos, a gente apresenta para a rede estadual de ensino um novo uniforme para os estudantes. Uma nova farda com a cara dos estudantes, com a identidade e o pertencimento deles. A gente sabe que em 15 anos a sociedade mudou muito e esse adolescente e essa criança também mudaram”, afirmou a secretária Rowenna.

Durante o evento, estudantes do Colégio Estadual Clarice Santiago dos Santos, no bairro de Arenoso, participaram de um desfile apresentando o novo uniforme. A nova identidade visual será implementada gradualmente a partir, alcançando toda a rede estadual. O modelo, mais funcional e moderno, integra as ações da atual política educacional, que busca fortalecer vínculos, elevar a autoestima dos estudantes e renovar a cultura escolar.

Orgulho e autoestima 

Aluno da 3ª série do Ensino Médio e um dos participantes do desfile, Davi Souza Santana, de 17 anos, destacou o impacto positivo do novo uniforme na imagem da escola pública. “A camisa superou muito as minhas expectativas. Os traços, as cores, os desenhos, tudo muito bonito. Essa camisa vai trazer um novo olhar para os estudos e para as escolas”.

Micaella Vitória dos Santos, de 16 anos, estudante da 2ª série do Endino Médio, falou sobre a possível mudança de percepção da sociedade em relação aos alunos da rede estadual, a partir do novo fardamento. “Achei a camisa muito linda e diferente do que estamos acostumados a ver. Ela pode transformar a forma como somos vistos e valorizar ainda mais quem estuda na escola pública”. 

A formação “Tempo de transformar: a política de Educação Integral na Bahia” também teve início. A atividade, promovida pela Secretaria da Educação do Estado, reúne 779 gestores escolares da rede estadual de ensino até quinta-feira (17), com foco no fortalecimento da Educação Integral e na reorganização curricular das escolas.

A programação da abertura incluiu a exibição do curta-metragem “A Educação Integral e seu legado de direitos às aprendizagens” e conta com apoio do Instituto Natura e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). Em 2025, a política de Educação Integral contemplará 652 escolas em 374 municípios, beneficiando mais de 128 mil estudantes em todo o Estado.