Cidade / Música

Igreja de São Francisco recebe concerto gratuito da Osba

O concerto tem regência do maestro convidado Guilherme Mannis e solo de violino de Francisco Roa

Foto: Guilherme Mannis | Divulgação
A Orquestra Sinfônica da Bahia

A Osba-Orquestra Sinfônica da Bahia retorna à Igreja de São Francisco, no Pelourinho, no domingo (20 de outubro) para apresentar uma nova edição da Série Manuel Inácio da Costa, projeto em que percorre igrejas de Salvador.

O concerto começa às 17h e a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Sob a regência do maestro convidado Guilherme Mannis, diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Sergipe, a apresentação terá o solo de violino de Francisco Roa, spalla da OSBA (violinista líder da orquestra e referência dos músicos para o maestro).

O programa destaca duas obras do repertório sinfônico: o “Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61”, do compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), obra considerada pelo maestro Guilherme Mannis como um dos concertos românticos mais densos e emblemáticos, e que contará com o solo de violino de Francisco Roa; além da “Sinfonia Nº 3 em Mi Bemol Maior, Op.97 ‘Renana’”, composta pelo também alemão Robert Schumann (1810-1856) e que, segundo o maestro, é uma das peças mais ideais para a performance orquestral em igrejas.

“O solene quarto movimento desta sinfonia de Schumann foi escrito como uma ilustração musical de uma cerimônia na belíssima catedral gótica da cidade de Colônia, na Alemanha. Teremos aí um belo diálogo entre obras musicais e arquitetônicas de grande imponência e deslumbramento”, revela Mannis.

Anote

Data: 20 de outubro
Horário: 17h
Local: Igreja de São Francisco - Pelourinho
Regente: Guilherme Mannis
Solista: Francisco Roa (violino)
Entrada: Gratuita

Programa:
-- Beethoven | Concerto para Violino em Ré Maior, Op.61
-- Schumann | Sinfonia Nº3 em Mi Bemol Maior, Op.97 “Renana”