Música

Violão de Mario Ulloa pode ser ouvido de graça na Série Lunar

O repertório inclui homenagens a Chico Buarque e Caymmi

Foto: Dudu Assunção | Divulgação

O violonisa Mario Ulloa

O toque do violonista clássico Mario Ulloa vai desembarcar na Série Lunar do dia 19 de junho. Professor da Escola de Música da UFBA, o artista costa-riquenho se apresenta gratuitamente às 19h, no Auditório Samuel Celestino, 8º andar da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé. 

O repertório será uma ode à diversidade e à profundidade do instrumento, com obras de Manuel de Falla (1876-1946) e Joaquín Rodrigo (1901-1999), cujas composições evocam a alma da Espanha. Dorival Caymmi (1914-2008) e Chico Buarque, que completa 80 anos na data da apresentação, trazem à tona a essência vibrante e melódica do Brasil. 

“Dentro de uma ideia de sarau, eu gosto de olhar para o público e sentir, improvisar a partir dessa interação. Vamos viajar pela Espanha, passar pela Bahia, encontrar Chico Buarque…”, adiantou o artista, sobre o programa da noite.

A Série Lunar é um projeto da Associação Bahiana de Imprensa, em parceria com a Escola de Música da UFBA, que promove concertos mensais com artistas vinculados à instituição de ensino. O projeto ocorre sempre em noite de lua cheia, proporcionando uma vista privilegiada para o Centro Histórico de Salvador, com boa música e um público participativo.

A edição de junho tem patrocínio da Associação Comercial da Bahia (ACB), uma entidade multissetorial com mais de 200 anos de atividades em Salvador – e a mais antiga do Brasil – dedicada a congregar empresários na defesa de seus interesses e de melhorias para a sociedade. 

A temporada 2024 prevê concertos até o mês de dezembro. Diversos artistas e grupos musicais já levaram seus concertos ao palco da ABI, no âmbito da frutífera parceria, como o Núcleo de Choro, o duo Tota Portela e Teca Gondim, Ana Paula Albuquerque, Quinteto de Sopros, Jairo Brandão, Eneida Lima, Quarteto Gamboa, Nilton Azevedo Quarteto, Madrigal da UFBA, Osufba e outras formações.

Mario Ulloa se dedica ao violão desde os 4 anos de idade. É formado pelo Conservatório de Castella, em San José, pela Universidad de Costa Rica – seu país natal. Obteve o Diploma de Concertista na Musikhochschule Köln (Escola Superior de Música de Colônia), na Alemanha.

É membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB). Por suas contribuições à Educação e à Cultura, ele recebeu da Câmara Municipal de Salvador a “Medalha 2 de Julho” e o “Título de Cidadão”.

Com vários CDs gravados, tem se apresentado em diversos países da Europa, da América do Norte, da América Central e do Sul, e pelo território brasileiro.

Ao longo de mais de trinta anos na UFBA, ele tem formado dezenas de violonistas, seja na graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado. Muitos dos seus alunos e ex-alunos ganharam importantes competições nacionais e internacionais.

São mais de 80 premiações – o que tem tornado a UFBA, uma referência no ensino do violão, recebendo alunos não apenas da Bahia, mas de outros estados brasileiros, bem como de outros países.