Artes Visuais

Mostra 'Comigo ninguém pode' tem 41 obras do pintor Jeff Alan

As telas destacam expressões de negritudes e da periferia recifense

Foto: Divulgação
O artista já teve suas obras expostas em países como França e Inglaterra

A arte de Jeff Alan traz o protagonismo negro para a arquitetura expositiva da Caixa Cultural Salvador, a partir do dia 21 de maio (terça-feira), às 19 horas.

A mostra “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” apresenta personagens reais da periferia do Recife e também de outras capitais que, depois de se apresentar na própria terrinha e de circular pelo Rio de Janeiro, aporta, agora, em território baiano.

Nas 41 obras, com uma tela e um mural inéditos, o artista visual compartilha com o público as expressões, trejeitos, traços e texturas retintas de negritudes cotidianas testemunhadas em seu dia a dia.

É da comunidade do Barro, na Zona Oeste do Recife, onde vive e mantém seu ateliê, que o artista encontra a matéria-prima para a sua arte. Daltônico, Jeff Alan pinta desde a infância, motivado pela mãe.

Jeff acredita nessa exposição como o sonho de um povo. “Antes de ir para o museu, essa exposição é para as periferias. A minha obra nasce na rua. Espero que o público se sinta representado e olhe essas obras como quem se olha no espelho”, declara.

Olhar guardião

As pessoas pintadas por Jeff Alan fazem parte do seu dia a dia. Gente, geralmente, conhecida, com quem já teve alguma troca. É assim, com diálogo, respeito e consentimento que Jeff descreve a sua relação com as personalidades pintadas.

No entendimento de sua obra como um ato político, o artista revela que esses retratos nascem durante a pandemia, ao decidir pintar pessoas em situação de rua. “Essa é a minha forma de reivindicar, de falar de sonhos, vida e vontade de viver”, declara.

A exposição conta com legendas em braile e QR code com a audiodescrição das peças, que destacam os traços e biótipos de crianças, jovens e adultos negros que entrecruzam o caminho do artista. 

Ainda dentro da agenda de atividades, o projeto traz nos dias 12 e 13 de junho oficinas com Jeff Alan voltadas para pessoas com alguma prática artística.

Anote

Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Local:
CAIXA Cultural Salvador - Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Abertura: 21 de maio (terça-feira), às 19h, com a presença do artista Jeff Alan 
Período: de 21 de maio de 2024 a 28 de julho de 2024
Visitação: terça a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h