Artes Visuais

Goethe-Institut mostra o 'Oráculo da Memória' (de Shai Andrade)

A artista explora a essência da fotografia

Foto: Divulgação
Artista visual Shai Andrade montando a exposição

A abertura da mostra está marcada para o dia 19 de abril, às 18h, e ficará disponível para visitação do público na Galeria do Goethe-Institut, situada no Corredor da Vitória, de 20 de abril a 19 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, entrada gratuita. 

"Oráculo da Memória" não apenas revela o passado, mas também tece uma teia de significados e reflexões sobre identidade, espiritualidade e ancestralidade negra.

A exposição convida os visitantes a adentrarem no universo de Shai Andrade, onde a artista explora a essência da fotografia ao revelar vozes, significados e conexões. A partir de uma profunda relação com objetos coletados de imaginários familiares, Shai Andrade se dedica a reconstruir os vestígios de sua história ancestral entrelaçada com as vidas das mulheres de sua família.

Shai Andrade traz em suas obras uma fusão de técnicas que incluem fotografia, vídeo, performance e instalação. "'Oráculo da Memória', mergulha nas histórias familiares e da minha própria jornada, buscando reconstruir conexões perdidas e dar voz aos silêncios do passado.", explica.

Shai Andrade (Candeias, 1992), vive em Salvador, é artista interdisciplinar formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Suas produções transitam no campo da arte, movimentando e criando narrativas através de sua pesquisa e experiência pessoal envolvendo memórias sensoriais e memórias matriarcais afro-ameríndias.

Com o suporte de técnicas como fotografia, vídeo, performance e instalação, Shai, nutrida por uma  cosmopercepção, cria imagens-rituais que abordam a confluência entre espiritualidade, identidade e ancestralidade negra.