Cidade / Música

Viva Verão estende temporada de festas em Salvador por mais 6 dias

O evento terá dias intercalados de programação

Foto: Jefferson Peixoto
Mariene de Castro se apresenta no primeiro dia do Viva Verão

A primeira edição do Viva Verão, evento gratuito que estende a programação cultural da cidade após o carnaval, toma conta da Praça Cairu, no Comércio, a partir desta sexta-feira (16 de fevereiro).

O evento terá dias intercalados de programação, sobretudo nos finais de semana, indo até 25 de fevereiro. Sobem ao palco Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca do Cantor com o show Novos Baianos, Timbalada, Olodum, Gloria Groove, Mariene de Castro, Gaby Amarantos e mais 13 atrações.

A abertura do Viva Verão nesta sexta-feira terá apresentações de manifestações culturais como as Ganhadeiras de Itapuã e o Cortejo Zambiapunga, tradicional da cidade de Nilo Peçanha. No mesmo dia, se apresentam o maior balé Afro do mundo, o Malê Debalê, e a cantora Mariene de Castro, com o show “Santo de Casa”, tendo a cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá como convidada especial.

Segundo Cláudio Araújo, presidente do Malê Debalê, a apresentação do bloco no Viva Verão dará continuidade ao tema "O Que é Bom o Nordeste Tem", pautado nas canções de trabalho. Além disso, o negro e a negra do Malê 2024 estarão presentes, representando a entidade. “Nós temos uma musicalidade muito transversal, que passa pela MPB Afro, pelo Afro como um todo e pelo Ijexá. Temos muito essa coisa de reverberar o que a gente sabe fazer, mas pautado sempre no tema atual”, conta.

Programação

Além desta sexta-feira (16), os shows acontecerão nos dias 17 (sábado), 18 (domingo), 20 (terça), 24 (sábado) e 25 (domingo), sempre a partir das 18h. A única banda a se apresentar fora da Praça Cairu será o Olodum, que fará show na varanda da sede do bloco Afro, no Centro Histórico, na terça-feira (20).

No sábado (17), a drag queen Gloria Groove sobe ao palco da Praça Cairu ao lado do cantor Hiran, além das apresentações do Cortejo Afro e da cantora Majur. Já no domingo (18), o primeiro bloco Afro do mundo, Ilê Aiyê, faz uma apresentação especial pós-Carnaval, no ano em que comemora seu cinquentenário. E Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Paulinho Boca de Cantor irão emocionar o público com o show dos Novos Baianos.

No sábado (24), a noite é para mostrar a força da música negra feminina que ecoa por Salvador, trazendo as tradicionais percussionistas da Banda Didá, a cantora Márcia Short, com seus mais de 30 anos de carreira, e a volta das AYABASS, projeto das cantoras baianas Larissa Luz, Xênia França e Luedji Luna, criado em 2018.

No domingo (25), o encerramento do Viva Verão terá um encontro de ritmos e culturas. Apresentam-se o afoxé Filhos de Gandhy, a Timbalada e a cantora Gaby Amarantos, trazendo o tecnobrega do Pará e o som “nortestino”, como a mesma destaca.

Anote

-- Dia 16 (sexta-feira) - Malê Debalê / Cortejo Zambiapunga / Mariene de Castro convida Lia de Itamaracá / Ganhadeiras de Itapuã

-- Dia 17 (sábado) - Cortejo Afro / Majur / Gloria Groove part. Hiran

-- Dia 18 (domingo) - Ilê Aiyê / Novos Baianos

-- Dia 20 (terça-feira) - Olodum

-- Dia 24 (sábado) - Didá / Márcia Short / Ayabass (Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz)

-- Dia 25 (domingo) - Filhos de Gandhy / Timbalada / Gaby Amarantos