A escadaria do Passo recebe nesta sexta-feira (5 de janeiro), às 19h, o show gratuito da Orkestra Rumpilezz, que apresenta o "Rumpilezz Funfun no Passo", dentro da programação do “Viva o Centro”, da Prefeitura de Salvador.
Criada em 2006 pelo maestro Letieres Leite (in memorian), a Rumpilezz traz no nome uma reverência ao universo sagrado do Candomblé e suas matrizes rítmicas, com seus três atabaques - Rum, Rumpi e Lé -, ao que se acrescenta, no final da palavra, duas letras "z" em referência ao jazz.
A Orkestra é composta por instrumentos de sopro e percussão e traz em sua essência as raízes rítmicas afro-baianas traduzidas na harmonização do jazz, se destacando como uma referência na música instrumental brasileira.
"Rumpilezz Funfun no Passo" marca o retorno da orquestra às suas atividades calendarizadas na cidade de Salvador. Para isso, nada mais assertivo do que celebrar sua música às sextas-feiras, dia que simboliza os orixás "funfun", ou seja, que se vestem de branco, assim como o tradicional figurino utilizado pelos músicos da orquestra em reverência a estes deuses yorubás.