Artes Visuais / Cidade

Exposição mostra os 60 anos do grupo musical Paroano Sai Milhó

São dezenas de fotos, fantasias e camisas expostas

Foto: Divulgação
Paroano Sai Milhó: há 60 anos cantando histórias

Nascido no Largo do Godinho, bairro da Saúde, em fevereiro de 1964, o grupo musical Paroano Sai Milhó, que se apresenta vestido de palhaços, está completando seis décadas e, para comemorar, realiza a exposição “Há 60 anos cantando histórias”.

Do preto e branco ao colorido, as dezenas de fotos, fantasias e camisas expostas irão fazer o público conhecer mais sobre o grupo e sobre maior festa de rua do planeta.

De 24 de outubro a 5 de novembro, além da exposição, haverá uma programação voltada para toda família, que inclui shows, rodas de conversa e atividades infantis. Todas as ações são gratuitas e acontecem no Salvador Norte Shopping.

Já na abertura, dia 24, o grupo faz um show itinerante, no shopping, às 18h. Rodas de conversa sobre o universo musical, festas populares e Carnaval, seguidas de pockets shows acontecem no dia 27, com Raimundo Sodré e Wilson Aragão, às 18h e, no dia 28, com Lula Gazineu e Waltinho Queiroz, às 14h. 

No dia 29/10, às 14h, os músicos estarão no shopping autografam o livro “Paroano Sai Milhó, histórias de amor à música, à alegria, às cores e à vida”, que pode ser adquirido no local, por R$ 50.

No dia 03/11, o público confere mais um show itinerante, a partir das 18h. Já nos dias 04 e 05/11, a partir das 14h, a programação é dedicada às crianças com pintura facial e oficina de máscaras e de desenhos. 

História

Paroano Sai Milhó é uma das entidades mais tradicionais do carnaval baiano. Considerando todas as agremiações carnavalescas de Salvador, ocupa o status de mais antigo grupo vocal acústico da Bahia em plena atividade desde a sua criação, sendo o único a participar de todos os Carnavais da capital baiana.

A característica mais relevante do grupo, atualmente com 17 integrantes, é a sua forma original de cantar pelas ruas no Carnaval de Salvador: de estandarte em punho, travestidos de palhaços, munidos de violões, cavaquinhos, instrumentos de percussão e vozes afinadas. 

Há mais de 28 anos, o Paroano vem diversificando suas atividades e já não é mais apenas um bloco carnavalesco de rua, pois atua o ano inteiro, como nos festejos do São João, do 2 de julho e no Natal, além de eventos diversos. Na sua trajetória, registram-se quatro CDs. 

Anote: 

Exposição Paroano Sai Milhó  - Há 60 anos cantando histórias
Data
: 24/10 a 5/11
Local: Salvador Norte Shopping

Programação:
Dia 24/10 – show itinerante- 18h.
Dia 27/10 – Roda de Conversa + pocket show: Raimundo Sodré e Wilson Aragão, 18h, piso L3.
Dia 28/10- Roda de Conversa + pocket show: Lula Gazineu e Waltinho Queiroz, 14h, piso L3.
Dia 29/10- Sessão de Autógrafos, 14h, piso L3.
Dia 3/11 – Show itinerante – 18h.
Dias 4 e 5/11 - programação infantil com pinturas, desenho e oficina de máscaras, 14h, piso L3.