Artes Visuais

Oficinas do TCA incluem artes manuais e maquiagem cênica

Turmas gratuitas integram projeto de celebração dos 35 anos do setor

O Centro Técnico do Teatro Castro Alves (CT/TCA) incluiu as crianças nas oficinas de celebração de seus 35 anos de fundação. No dia 8 (domingo), das 10h às 12h, o Vão Livre do TCA recebe a turma de “Artes Manuais”, para participantes de 3 a 12 anos de idade, conduzidos pela equipe técnica do CT e com contação de história de Cássia Valle.

No dia 26 de outubro (quinta-feira), das 14h às 17h, voltando à formação de adultos, Tina Melo ensina técnicas de “Maquiagem Cênica”.

As vagas são ocupadas por ordem de inscrição, que deve ser feita em www.tca.ba.gov.br/centro_tecnico.

Artes Manuais para Crianças

Com 40 vagas para crianças de 3 a 12 anos, esta oficina ministrada pelo corpo técnico do Centro Técnico do TCA pretende expandir e ampliar o conhecimento por meio da imaginação, produção e personalização de elementos diferentes e divertidos, a partir das sobras de materiais utilizados nas produções do setor.

O momento será iniciado com contação de história conduzida por Cássia Valle, atriz, produtora, membro no colegiado do Bando de Teatro Olodum.

Cássia também é museóloga, historiadora, psicopedagoga, escritora, pós-graduada em Psicopedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em preservação do patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Maquiagem Cênica

Com 25 vagas, propõe uma imersão nas técnicas e conceitos essenciais da maquiagem para as artes cênicas e audiovisual. Guiados pela experiência e conhecimento de Tina Melo, participantes vão explorar caminhos para a construção visual de personagens, com foco em técnicas específicas para pele, pele negra, interação de luz e sombra e criação visual da personagem.

Além disso, serão abordadas as diferenças e aproximações entre maquiagem para teatro e para o cinema, permitindo uma compreensão abrangente das necessidades e desafios de cada meio.