Artes Visuais

Exposição reúne mais de 30 pinturas de Durval Olivieri

O artista e engenheiro civil, de 77 anos, assinava os quadros sob o pseudônimo de Sivolc

Foto: Divulgação
Quadro de Durval Olivieri

“Um Homem em Movimento” que conta com pinturas feitas pelo artista Durval Olivieri. A iniciativa tem apoio cultural da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos (ACBEU) e curadoria do doutor em Artes Visuais, Dilson Midlej.  

O evento acontece no dia 28 de setembro, às 19h, no Espaço Mário Cravo, 3º andar, Sesc Casa do Comércio.

Artista e engenheiro civil, Durval Olivieri, de 77 anos, inicialmente assinava os quadros sob o pseudônimo de Sivolc. Ele fez a sua primeira exposição em 1983.

“Costumo dizer que o artista depois que faz o quadro deixa de pertencê-lo, por isso, a minha esperança é que as pessoas possam ver as obras e sintam que aquela arte lhes pertence. Espero que todos possam apreciar essa exposição, sobretudo, pela fabulosa curadoria de Dilson, uma pessoa muito conhecedora e gentil, que preparou essa seleção tão especial”, disse Olivieri. 

Dilson Midlej conta como foi o processo de curadoria para a exposição: “A curadoria perpassou por selecionar em comum acordo com Durval Olivieri um conjunto de pinturas que fosse representativo da fase atual do artista e que espelhasse seus principais temas, o que resultou em 32 obras dentre representações abstratas e figurativas (abrangendo paisagens cotidianas, interiores, flores estilizadas) e os gêneros natureza-morta e marinha”.  

De acordo com o especialista, o público pode esperar um conjunto de obras que apresenta grande liberdade de assuntos ligados às interpretações da cidade. “São prédios, interior, marinhas, variações estilizadas de flores e naturezas-mortas que se valem de harmonias cromáticas intensas e cujo resultado expressivo denotam grande efeito decorativo. Do conjunto, as naturezas-mortas, em especial, apresentam estruturações mais livres em termos de desenho e liberdade cromática, se constituindo em ponto alto da exposição.”