Artes Visuais / Cidade

Arte urbana e paredão de som ocupam escadaria da Barroquinha

Uma feira de empreendedores locais também será instalada no local

Foto: Divulgação
Ministereo Público

A primeira edição do projeto Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade será nos dias 30 de setembro e 1º de outubro (sábado e domingo), na Barroquinha.

A ocupação reúne show do grupo anfitrião e convidadas, em meio a uma feira de empreendedores, além de atividades formativas: um bate-papo e sete oficinas, que abrem inscrições em www.instagram.com/ministereopublico.

Toda a programação é gratuita.

O evento, que teria ocorrido no início de setembro, foi remarcado e agora está também inserido na agenda da reabertura do Espaço Cultural da Barroquinha e do Festival da Primavera, da Prefeitura de Salvador, que celebra o início do período de alta estação turística na cidade.

O sound system é, tecnicamente, um paredão de caixas de som. Na prática coletiva, muito mais que a pressão sonora está por trás de sua existência.

Semeada nos anos 1950 na Jamaica como uma saída de baixo custo para promover festas, esta prática se tornou revolucionária e ganhou tom de manifesto, da voz do povo, de ocupação de ruas, do direito à cidade, da inserção da arte no cotidiano de comunidades e do consumo direto da música popular sem intermédio das indústrias culturais. Em intensa potência, o som ecoa mensagens dos guetos comandadas por MCs e suas improvisações ao vivo.

Formado atualmente por DJ Raiz, DJ Pureza e o dubmaster Regivan Santa Barbara, o Ministereo Público foi pioneiro nesta atividade em terras baianas, criado em Salvador em 2005. Seu nascimento veio do desejo de alimentar um movimento que os representasse no cenário musical independente da cidade.

Seu sound system possui um P.A. composto de seis subgraves duplos de 18 polegadas com 2 mil watts em cada caixa. São seis colunas de alta frequência, totalizando 24 mil watts de som, que se propagam com qualidade limpa e potente, tornando os graves ainda mais poderosos. O paredão tem cerca de 2 metros de altura e 5 metros de largura.

Esta potencialidade sonora vai se instalar no domingo, 1º de outubro, na escadaria da Barroquinha, a partir das 17h, totalmente aberta ao público. Junto com o Ministereo Público, também estarão as cantoras e compositoras de reggae Danzi e Jôh Ras como convidadas.

Em paralelo ao baile de sound system, uma feira de empreendedores locais apresenta artesanato, vinis, roupas e acessórios, no pátio do Espaço Cultural da Barroquinha.

Anote

Baile Sound System + Feira de Empreendedores

Atrações: Ministereo Público, Danzi e Jôh Ras
Data e horário: 1º de outubro (domingo), 17h às 20h
Local: Escadaria da Barroquinha e pátio do Espaço Cultural da Barroquinha

Bate-papo: relação entre imagem e som

Atração: Bruno Zambelli
Data e horário: 30 de setembro, 19h às 21h
Local: Café-Teatro Nilda Spencer (Ladeira da Barroquinha)

Oficinas

Oficina de Pesquisa Musical
Com: Telefunksoul | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

Oficina de Produção Musical
Com: Livia Nery | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

Oficina de Stencil
Com: Marcio MFR | 30 de setembro, 10h às 12h e 13h às 15h

Oficina de DJ
Com: DJ Pureza | 30 de setembro, 15h às 19h

Oficina de Graffiti
Com: Core | 30 de setembro, 15h às 19h

Oficina de MC
Com: Suhhh | 30 de setembro, 15h às 19h

Oficina de Montagem de Som
Com: Regivan Santa Barbara | 1º de outubro, 12h às 16h

Local: Espaço Boca de Brasa Centro e Café-Teatro Nilda Spencer (Ladeira da Barroquinha)

As turmas das oficinas do Ocupação Sound System – Arte Urbana na Comunidade vão ocupar o Espaço Boca de Brasa Centro e o Café-Teatro Nilda Spencer, com carga horária de 4 horas e ministradas por especialistas de renome nas suas áreas.

Seis delas têm encontros no sábado, 30 de setembro: das 10h às 12h e das 13h às 15h, tem Oficina de Pesquisa Musical, com o DJ e produtor musical Telefunksoul; Oficina de Produção Musical, com a cantora, compositora e produtora musical Livia Nery; e Oficina de Stencil, com Marcio MFR. Das 15h às 19h, será hora de Oficina de DJ, com DJ Pureza, membro do Ministereo Público; Oficina de Graffiti, com Core; e Oficina de MC, com Suhhh. Já a Oficina de Montagem de Som, com o dubmaster Regivan Santa Barbara, também do Ministereo Público, será no domingo, 1º de outubro, das 12h às 16h.

Tematizando a relação entre imagem e som, o bate-papo acontecerá no sábado, das 19h às 21h, no Café-Teatro Nilda Spencer. A conversa será conduzida por Bruno Zambelli, o Zamba, diretor criativo do Afropunk Bahia e integrante do quadro de diretores de cena da produtora Surreal Hotel Arts, que tem base em São Paulo e Nova Iorque.