Música

Palco do Cruzeiro tem estreia com jazz internacional

E chorinho, pop, MPB, música baiana e forró

Foto: Divulgação
Sátyra Carvalho

Esta semana tem estreia internacional no Palco do Cruzeiro do São Francisco, que de segunda a sábado recebe shows das mais variadas vertentes musicais. Da Argentina chega o Noise Jazz Merlo, que promete uma noite de jazz de primeira e encontro inusitados com músicos da terra para uma JAM Session. Sátyra Carvalho também chega do exterior após uma turnê na Europa e Vanessa Borges estreia com todo seu charme puramente baiano. Além disso tem o Pop delicado de Nina Sol, o excelente chorinho tradicional do grupo Gente do Choro e o imperdível forró de Gel Barbosa. Os shows começam às 18h30 e são patrocinados pelos restaurantes Boteco do Pelô, Cuco Bistrô e Odoyá, todos localizados no Largo do Cruzeiro do São Francisco. O couvert custa R$ 10,00.

Confira a programação:

Terça, dia 29 de agosto – Pop, MPB e música internacional – Nina Sol – Cantora e compositora, Nina Sol navega em seu show entre o blues, o jazz e os clássicos da MPB. Representante da Nova MPB, ela é baiana e além de ter estudado piano e flauta também bebeu da água da fonte dos atabaques dos terreiros onde é filha do Axé. Nina Sol se apresenta acompanhada dos músicos  Aldir Leal nas gaitas e Nego Leal na bateria, enquanto Nina canta e toca violão.

Quarta, dia 30 de agosto – Chorinho – Gente do Choro - O grupo mais tradicional do choro da Bahia é formado por Carlinhos do Bandolim, Dudu Reis (cavaquinho), Natan Drubi (violão sete cordas) e Pedro Calil (pandeiro). No repertório choros tradicionais brasileiros, bem como composições autorais inspiradas neste gênero. À frente do grupo está Carlinhos do Bandolim que, ao lado do saudoso Pedrinho do Pandeiro, formou o Gente do Choro que hoje possui CD gravado e está fortemente inserido no cenário musical baiano.

Quinta-feira, dia 31 de agosto – Jazz – Noise Jazz Merlo – O quarteto de Jazz da Argentina "Noise Jazz Merlo" chegou disposto a cativar os corações e almas dos amantes da música instrumental na Bahia. Os músicos do "Noise Jazz Merlo" representam e organizam o Festival Internacional de Merlo, um dos mais importantes da Argentina. No Brasil eles têm feito intercâmbios com músicos locais, tendo se apresentado em festivais no sul do país - Festival de Jazz de Curitiba, Ilha do Mel e Florianópolis. Estão agora na Bahia para uma breve turnê. Será a primeira vez que "Noise Jazz Merlo" tocará no Nordeste e a intenção é iniciar um intercâmbio com grupos e músicos de jazz da região. O quarteto possui um vasto repertório, incluindo clássicos do jazz, tango, bossa nova e algumas composições próprias. Os integrantes são Maximiliano Mamaniz (saxofone), Leonardo Praticelli (guitarra), Ian Smith (baixo) e Mariano Barchi (bateria).

Sexta-feira, dia 01 de setembro – Samba e MPB – Sátyra  Carvalho – Cantora, instrumentista e compositora, Sátyra recentemente fez uma turnê na Europa, passando pela Itália (Torino, Bologna, Firenze, Sardenha, Marmi e Veneza), pela Suécia (Estolcomo), Alemanha (Frankfurt, Festival em Coburg, Mannheim) e Suíça no Festival Züri Fascht. Ex-integrante da banda Vixe Mainha, fez também  parte da ala de canto do bloco afro Olodum. Hoje, em carreira solo, traz como proposta a música dentro do universo do afro-pop e o axé music.

Sábado, dia 02 de setembro – música baiana e MPB – Vanessa Borges – A baiana Vanessa Borges se envolveu com a música desde muito cedo e começou a cantar profissionalmente aos 15. A influência vem de família. Vanessa é conhecida como a "filha do maestro" por conta do sucesso do pai, Adilmar Borges, bastante conhecido na Bahia: foi baixista da cantora Margareth Menezes por 13 anos – entrou na banda tocando teclado e passou a tocar baixo – e hoje tem uma banda de reggae. O berço musical, aliás, vem de outras gerações: Adilmar tem o mesmo nome do avô de Vanessa, que era sargento e músico da banda da Aeronáutica, tocava sax e clarineta e tinha ouvido absoluto. Vanessa cantou por sete anos como backing vocal em algumas bandas de Salvador e agora começou carreira solo.

Na próxima semana:

Segunda-feira, dia 04 de setembro – Forró – Gel Barbosa - Um dos melhores sanfoneiros da atualidade, faz temporada de shows no Largo do Cruzeiro do São Francisco, às segundas-feiras, a partir das 18h30. Gel Barbosa é produtor musical, compositor, cantor, arranjador e sanfoneiro e toca com seu trio nordestino os maiores sucessos da música nordestina e composições autorais.

 

Terça-feira – dia 29/08, a partir das 18h30 – Nina Sol

Quarta-feira – dia 30/08, a partir das 18h30 – Gente do Choro

Quinta-feira – dia 31/08, a partir das 18h30 – ESTREIA INTERNACIONAL -  Noise Jazz Merlo

Sexta-feira – dia 01/09, a partir das 18h30 – Sátyra  Carvalho

Sábado – dia 02/09, a partir das 18h30 – Vanessa Borges

Segunda-feira – dia 04/09, a partir das 18h30 – Gel Barbosa