Amanhã (11), às 21h, o Grupo Botequim promete realizar uma roda de samba cheia de emoção. A noite será dedicada a quem tornou possível esse evento que, há 10 anos, vem contribuindo para fazer do Santo Antônio Além do Carmo um bairro pujante culturalmente. Padre e agitador cultural, o homenageado é Frei Ronaldo, que fez do pátio da igreja um espaço de eventos e se tornou um incentivador, amigo e frequentador das rodas de samba do Grupo Botequim, que teve suas bênçãos para crescer e ganhar a importância que hoje tem na cena cultural da cidade. Ingressos: R$ 25 (2º Lote). Sympla.
Link: https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-samba-do-grupo-botequim-em-homenagem-ao-eterno-frei-ronaldo/2099713
O padre Ronaldo Marques, pároco da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, faleceu no dia 10 de julho, aos 62 anos. Em vida, era comum ver ele cantando ao microfone com o grupo ou atrás do balcão do bar do evento, onde organizava junto com a comunidade da paróquia a venda de bebidas e lanches. Antes de partir, ele fez um pedido claro de que, entre todos os outros projetos, a roda de samba do Botequim tivesse prioridade de uso do local.
“O padre tem uma parcela enorme na história do grupo pelo sentimento que ele tinha pelo Botequim. Ele abriu as portas para nós em 2013 e, desde então, nunca mais paramos de fazer as rodas lá, e ele se tornou um grande amigo e parceiro, sempre presente com sua leveza e alegria. O pátio se tornou um local de grandes encontros, ali recebemos nomes como Wilson Moreira, Walmir Lima e Nelson Rufino, e escrevemos com ele uma história bonita e inusitada, de um padre que apoiou um importante movimento de samba e mostrou que religião também é alegria e cultura”, comenta Roberto Ribeiro, cantor, compositor, cavaquinista e um dos fundadores do Grupo Botequim.
Vale lembrar que as rodas de samba do Grupo Botequim abriram as portas do pátio da igreja para outros eventos que acontecem hoje. Com isso, o Botequim, mesmo sendo um grupo originário do bairro Itapuã, tornou-se um anfitrião artístico do local, assim como o bloco DHJ a 8, que também recebeu todo apoio de Frei Ronaldo. Se o Santo Antônio Além do Carmo apresenta hoje uma pujança cultural, isso se deve muito à figura ímpar que Padre Ronaldo foi para aquela comunidade e para o bairro, hoje tão visitado e festejado.