O Museu Eugênio Teixeira Leal está promovendo uma exposição e um ciclo de palestras para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A exposição “Salve o 2 de julho” apresenta o resultado das ações desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal Maria Quitéria, em comemoração à data magna. Montada na Galeria Francisco de Sá, a mostra gratuita apresenta pinturas e desenhos de alunos do 3°ano B e do 4° ano A, vai até o dia 26 de julho e pode ser visitada e 9h às 18h.
A Sociedade Numismática Brasileira e o Museu Eugênio Teixeira Leal realizam juntos o ciclo de palestras “Numismática Para Todos: Bicentenário da Independência da Bahia”, nos dias 13, 14 e 15 de julho.
A abertura acontecerá no Museu Eugênio Teixeira Leal no dia 14 de Julho, às 10h, mas no dia 13 acontecerão visitas ao Memorial de Medicina, monumento comemorativo que guarda parte da história da Medicina do Brasil, e que está localizado no complexo arquitetônico da Faculdade de Medicina da Bahia, além de um tour por alguns locais de importância histórica para o Bicentenário.
No segundo e o terceiro dias as atividades acontecerão no Museu Eugênio Teixeira Leal, no auditório do Cineteatro Góes Calmon, das 9h às 17h. Expoentes da numismática brasileira falarão sobre temas variados, como “Medalhística e Falerística Brasileira”, “Controle Aduaneiro e a Numismática”, “O Papel das Mulheres na Independência da Bahia”, “Falsificação Monetária na Província da Bahia”, além da roda de conversa com colecionadores e a palestra “O Museu Eugênio Teixeira Leal e a Independência da Bahia”.
No último dia do evento será lançada pela Casa da Moeda do Brasi, a medalha comemorativa do bicentenário “Heroínas da Independênca”.
Segundo Oswaldo Rodrigues, diretor da Sociedade Numismática Brasileira e organizador do evento, "a Bahia é um dos mais importantes estados brasileiros, pela sua importância histórica, mas também para a nossa numismática. Em Salvador foram cunhadas as primeiras moedas do Brasil Colônia, em 1695, dando início ao funcionamento da Casa da Moeda do Brasil. Por isso, a Sociedade Numismática Brasileira não poderia deixar de participar destas comemorações".
Museu Eugênio Teixeira Leal - R. do Açouguinho, 01 – Pelourinho - (71) 3321-9551/ +55 71 98870-9551
https://www.instagram.com/museueugenio/