O drama “Tinnitus”, dirigido por Gregorio Graziosi (“Obra”), entra em cartaz hoje nas salas de cinema das cidades de Belo Horizonte, Salvador e Recife, com distribuição e coprodução da Imovision. A história acompanha Marina Lenk, interpretada pela atriz luso-brasileira Joana De Verona (“Santos Dumont”), uma experiente atleta de saltos ornamentais que sofre uma súbita crise de tinnitus, um constante e forte zumbido no ouvido. Confira o trailer aqui e imagens neste link.
No longa, Marina (De Verona) despenca da plataforma durante uma apresentação após a crise de tinnitus. Afastada do esporte que ama, ela troca o perigoso e desafiador esporte por uma pacata vida no aquário, onde trabalha fantasiada de sereia. Completam o elenco Indira Nascimento (novela “Travessia”), Alli Willow (“Bacurau”) e Antônio Pitanga (“Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios”).
Dirigida por Gregorio Graziosi (“Obra”), a produção conta com a direção de arte de Carol Ozzi, premiada em festivais como Cannes Lions e London, a produção é de Zita Carvalhosa e a coprodução de Jean Thomas Bernardini. Dra Tanit Ganz Sanchez -especialista em tinnitus e fundadora do Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latino-americano de investigação e tratamento de zumbido no ouvido e intolerância a sons -, prestou consultoria ao filme.
“Tinnitus” fez sua estreia mundial no 56º Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na mostra competitiva Proxima, e participou das seleções oficiais do 31º Festival de Biarritz Amérique Latine, da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e do 50º Festival de Cinema de Gramado, onde foi premiado nas categorias Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Direção de Arte. O filme conta com apoio e codistribuição da SPCine e da Secretaria Municipal de Cultural através do Edital nº 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-metragens.
Sobre o diretor:
Gregorio Graziosi, nascido em 1983, e? formado em Cinema e Artes Pla?sticas. Seus primeiros curtas foram exibidos em Cannes, Locarno, Mar Del Plata, Clermont Ferrand e IDFA. “Obra”, seu primeiro longa, estreou no Festival de Toronto (TIFF) na categoria Discovery, destinada à descoberta de novos talentos. No Festival do Rio, recebeu os pre?mios FIPRESCI e Redentor de Melhor Fotografia. Seu segundo longa, “Tinnitus”, desenvolvido na reside?ncia arti?stica do Festival de Cannes, teve estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary.
Ficha técnica:
Elenco - Joana De Verona, Indira Nascimento, Alli Willow e Antonio Pitanga
Direção - Gregorio Graziosi
Produção - Zita Carvalhosa
Fotografia - Rui Poças
Edição - Eduardo Serrano
Direção de arte - Carol Ozzi
Som - David Boulter
Gênero - Drama
Duração - 105 minutos