Olhares criativos de várias partes do Brasil participam da exposição “letra [ ] imagem”, na Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia, sob curadoria de Fábio Gatti. A mostra contará com obras de 39 artistas, que refletem sobre a função do espaço de separação físico entre as palavras “letra” e “imagem”. A abertura da exposição será na sexta-feira, dia 2 de junho, às 19h, e contará com a performance artística de Diego Alcantara e intervenção musical da flautista Laurisabel Assil. A entrada e visitação são gratuitas. A classificação indicativa da abertura é 16 anos.
Criações de pessoas de oito estados brasileiros, além do México, compõem a mostra “letra [ ] imagem”, que também conta com João Oliveira na assistência curatorial. A coleção de videoinstalações e fotografias estão estruturadas a partir de três eixos temáticos: a tradução, o espaço biográfico e as performatividades. Assim, o visitante será levado para momentos de reflexão sobre a inquietação, o vazio e o silêncio.
Fábio Gatti explica que pensou sobre o vazio constitutivo que é tão cheio de si, por isso irresolúvel, como uma abertura. “Poderia indagar quanta imagem cabe em uma letra ou, de outro modo, quantas letras se inscrevem em uma imagem. Procuro, nessa investigação expositiva, pelo silêncio, por aquilo que falta e existe enquanto não apresentável. Entre a letra e a imagem quais línguas são possíveis? Os trabalhos reunidos aqui ensinam-nos a falar”, detalha o curador.
Fábio Gatti (ele/ela) fez doutorado em Artes na Universidade de Campinas (Unicamp). Assina a organização de dois livros, ambos pela Edufba: “A operação artística: filosofia, desenho, fotografia e processos de criação” (2017), ao lado de Rosa Gabriella de Castro Gonçalves, e “Futuro fora do tempo: poética, fotografia e incertezas” (2018). Integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e no Ativa Atelier Livre. Na lista de curadorias recentes estão: “É tudo depois” (2022), de Mateus Morbeck; “Embora haja excesso” (2022), mostra individual de Lu Brito; e “Árvore de mim” (2022), de Ulla von Czékus.
Obra de Ulla von Czékus
Visita guiada – No dia 16 de junho, sexta-feira, às 16h, acontecerá uma visitada guiada pela exposição “letra [ ] imagem”, conduzida pelo curador Fábio Gatti e pelo assistente curatorial João Oliveira. O objetivo é oferecer aos visitantes um mergulho aprofundado pelo conceito da mostra, contextualizando a participação das 39 pessoas artistas que participam da exposição.
Além disso, a exibição do curta-metragem “Pluma Forte”, da documentarista Coraci Ruiz, vai estimular as trocas no debate pós-visitação. A obra é conduzida por questionamento sobre as normas corporais, de resistência e da transgressão, provocados pelo corpo feminino. Em cena, quatro artistas que desafiam os padrões, subvertem as normas e poetizam seus corpos em atos de resistência e transgressão
Anote
Exposição “letra [ ] imagem”, de Fábio Gatti
Abertura: 2 de junho, sexta-feira, às 19h
Classificação: 16 anos
Data: 02/06/2023 a 14/07/2023
Visitação: segunda a sexta, das 9h às 18h
Local: Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia (Av. Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória)
Entrada gratuita