Mais de 30 trabalhos de artistas brasileiros estarão disponíveis para a visitação no Espaço Caixa Cultural Salvador, a partir do dia 12 de abril. Sob a curadoria do artista plástico Dilson Midlej, as obras reunidas na exposição pertencem à coleção de artes da Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU).
As peças são de nomes como Carlos Bastos, Calasans Neto, Emanuel Araújo, Juraci Dórea, Marepe, Justino Marinho, Cesar Romero e Bel Borba. Ações de acessibilidade e atividades makers também serão realizadas para o público visitante.
Ticiano Cortizo, superintendente da ACBEU, conta que valorizar a cultura da Bahia e do Brasil é uma das pretensões da mostra. “A arte é também um registro documental. As obras contam, por meio de traços e formas, a história de um povo. Nos comprometemos em preservar e divulgar esse patrimônio para a sociedade, principalmente para as novas gerações, tendo em vista que também se trata de um meio de formação. Com isso, esperamos estimular o gosto pelo assunto e contribuir para a educação como um todo”, explica Ticiano.
Dilson Midlej é doutor em Artes Visuais e professor de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, atuando na Graduação e na Pós- Graduação. É também pesquisador de arte brasileira, além de autor de textos acadêmicos e críticos publicados em anais de eventos científicos. Midlej desenvolveu várias curadorias de exposições artísticas, dentre as quais as mais recentes são: “As poéticas visuais de Juarez Paraíso"; “Voltaire Fraga, hoje (entre o ontem e o amanhã); e “A pintura no acervo do MAB”, no Museu de Arte da Bahia.