Artes Visuais / Cidade

Festival Petiz realiza a Oficina Lugar de Gigantes na comunidade dos Alagados

Aberta para toda a comunidade e feita para todas as idades

Foto: Sereilone
Paula e Alessandra

Transformar histórias de vida, temas relevantes, lendas urbanas ou míticas em criaturas coloridas de dois a quatro metros. Essa é a proposta da Oficina Lugar de Gigantes, que será realizada pelo Festival Petiz de 31 de março a 14 de abril, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, no Espaço Cultural Alagados.

Aberta para toda a comunidade e feita para todas as idades, a oficina convida os participantes a construir coletivamente uma criatura gigante, que sairá em cortejo pelas ruas dos Alagados durante a  Mostra Artística do festival, que acontecerá de 14 a 16 de abril e trará para Salvador espetáculos infantis locais e nacionais. 

A oficina será ministrada  por Paula Carneiro, artista do corpo e da imagem com a orientação de Alessandra Flores,  atriz, bonequeira e jornalista. Na metodologia, os participantes vão propor os temas, que serão trabalhados de forma lúdica através de dinâmicas teatrais e desenhos. A partir do painel criado com todos os desenhos, se chegará coletivamente a uma única criatura que represente a todos e todas. Os bonecos são feitos em vime, material reciclável, materiais orgânicos e papel de seda.

A atividade será gratuita e com emissão de certificado de participação de 40h/aula. O público-alvo são pessoas a partir de 07 anos, preferencialmente moradora da Penísula de Itapagipe. Contudo, o projeto destina 10 vagas para artistas, educadores e estudantes interessados em conhecer a metodologia da Oficina Lugar de Gigantes, e que residam em outros bairros da cidade de Salvador. Inscrições no Espaço Cultural Alagados (presencialmente) ou | https://forms.gle/rKJPA4tX54syHsxg9.

O Festival Petiz é uma idealização de Poliana Bicalho, mãe, professora de teatro, produtora e mediadora cultural e Renata Berenstein, psicóloga, arte-educadora e diretora teatral.  Nesta edição, o evento conta com a parceria da CRIARE - Projetos Culturais e Educacionais, do CBTIJ - Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude, da UQAM - École Supérieure de Théâtre. O projeto ainda, faz parte da campanha de dinamização dos espaços culturais – Ocupe Seu Espaço. 

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Teatro 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.