Artes Visuais

Segundo módulo de oficinas do projeto Feito em Casa propõe reaproveitamento de materiais

O projeto contempla uma série de 32 videoaulas que têm como objetivo incentivar o fazer artístico

Foto: Divulgação
Feito em casa

Sob a temática de “Arte e Ludicidade”, as oito oficinas inéditas têm como eixo central o reaproveitamento de materiais e propostas relacionadas ao universo infanto juvenil, com jogos e brincadeiras. “Uma característica lúdica é a reconfiguração de elementos existentes, dando-lhes novos significados.

Neste módulo, os participantes terão a oportunidade de aprender a criar brinquedos com materiais simples, bonecos de lã e até bonecas Abayomi, que têm origem iorubá. Essas bonecas se referem diretamente à diáspora africana e à cultura afro-brasileira e são feitas sem uso de cola nem costura, apenas com nós de tecidos.

A ludicidade se relaciona intimamente com a tomada de soluções criativas e com o uso não ortodoxo de materiais”, afirma Alberto Duvivier, arte-educador, responsável por ministrar uma das oficinas e membro do Zebra5, coletivo que realizou a curadoria do projeto. 

Confira o tema e oficineiros de todas as videoaulas do Módulo 2:

Brinquedos com materiais do cotidiano -  Patrícia Marchesoni 

Bonecos de lã - Luciana Carranca 

Criaturas instrumentosas e máscaras sonéticas - Adriano Castelo 

Jogos de tabuleiro - Thiago Maia Attié 

Colagem em jogo - Alberto Duvivier Tembo

Engenhocas, traquitanas e gambiarras -  Leonardo Gallep

Maquetes lúdicas - Andrea Aly 

Bonecas Abayomi - Bea Bonifácio 

Ao todo, o Feito em Casa terá quatro módulos. O primeiro já está disponível no site do projeto e no YouTube da Muda Cultural desde a última segunda, dia 6, e os próximos dois serão lançados nos dias 20 e 27, respectivamente. Os detalhes serão compartilhados também no Instagram e Facebook da Muda Cultural.

Incentivo à Cultura

O Feito em Casa é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da BASF. A curadoria das oficinas é do coletivo Zebra5 e a realização é da Muda Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – União e Reconstrução. 

Como contrapartida social, o Feito em Casa realizará 11 workshops de formação para docentes da rede pública de instituições do estado de São Paulo ao longo do ano. Alguns deles terão inscrições abertas ao público. O objetivo dos encontros é discutir a importância das artes visuais e do artesanato no ensino de arte, elaborar projetos com materiais usuais, de fácil acesso, oferecer uma experiência direta com a prática artística e com a construção de forma individual e coletiva dos possíveis desdobramentos a serem realizados em sala de aula.

Projeto Feito em Casa – Oficinas do Módulo 2 – Arte e Ludicidade

Data: segunda-feira, 13 de março de 2023

Acesso: gratuito através do site e do YouTube da Muda Cultural 

Mais informações: feitoemcasa@mudacultural.com.br