Artes Visuais

Palacete das Artes promove ciclo de palestras sobre Juarez Paraíso

Ação é promovida pela Escola de Belas Artes da Ufba, com entrada gratuita

Foto: Divulgação
Juarez Paraíso

O Palacete das Artes vai sediar nos dias 9, 10, 16 e 17 de março, das 16h às 18h, o Ciclo de Conferências “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”, promovido pela Escola de Belas Artes da Ufba. A agenda integra a programação da exposição em homenagem ao professor e artista plástico Juarez Paraíso, inaugurada no museu dia 21 de dezembro/22, além de comemorar os 145 anos de fundação da EBA/Ufba.


Nesta quinta (9), as atividades terão início às 16h, com o tema "Os 145 anos de fundação da EBA/UFBA e Juarez Paraiso", e as participações do diretor do Palacete das Artes, Murilo Ribeiro, do Prof. Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira e da Profa. Dra. Nanci Santos Novais; às 16h15 será exibida uma entrevista com Juarez Paraiso realizada pelo Panorama Belas Artes – Renata Voss, Cristiano Piton e Eriel Araújo; às 17h30 haverá uma conversa com os curadores da exposição Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.

 

Com mediação da professora Nanci Novais, nesta sexta (10), às 16h, será realizada a conferência: “Juarez Paraíso, artista, professor, fotógrafo”, com a professora Selma Fraga Costa; às 16h30, a conferência: "Juarez Paraíso da infância à adolescência”, da professora Leda Maria Paraiso Smith e às 17h, a conferência “Depoimento”, com o professor Renato da Silveira.

Semana que vem, dia 16 de março, também às 16h, e com mediação do professor Luiz Freire, acontece a conferência “Um universo chamado Paraíso”, com o artista plástico César Romero; e às 16h30, a conferência “O processo de Juarez Paraiso referente à destruição dos murais dos Cines Art I e Art II”, com o professor Rodrigo Moraes, seguida de debate.

Finalizando o Cliclo de debates, no dia 17 de março, e com mediação do professor Dilson Midlej, às 16h, será a vez da conferência: “A pintura na obra de Juarez Paraíso”, com o artista Justino Marinho; às 16h30, a conferência: “Poéticas tridimensionais de Juarez Paraiso”, com o professor Juraci Dórea e para encerrar as atividades, às 17h, a conferência: “Juarez, cabeça ilustrada”, com Enéas Guerra e Washington Falcão.

A exposição 

Reunindo mais de 90 obras de sete décadas de vida artística do desenhista, pintor, escultor, muralista, gravador, fotógrafo, cenógrafo, decorador, ilustrador, figurinista, ator, crítico de arte, promotor cultural, ativista, professor e diretor Juarez Paraíso, a exposição oferece ao público a oportunidade de conhecer e admirar o trabalho do artista, as linhas sinuosas e rebuscadas dos seus desenhos, as ricas texturas trabalhadas em preto e branco nas gravuras, as cores vivas nas pinturas, as formas expressivas das esculturas, a harmonia das formas orgânicas na arte ambiental e nos murais e painéis artísticos, como também sentir a renovação das composições por conta da arte digital, produção iniciada a partir dos anos 90, dando continuidade a rica trajetória do Artista Juarez Paraiso na contemporaneidade.

A coordenação geral é do diretor da EBA, professor Dr. Paulo Roberto Ferreira Oliveira, com curadoria dos professores Doutores Dilson Midlej, Luiz Alberto Freire e Nanci Novais.

Um abaixo-assinado também está disponível ao visitante, com o propósito de solicitar aos governos estadual e municipal o tombamento das obras de Juarez Marialva Tito Martins Paraiso.

A exposição permanece em cartaz no Palacete das Artes (equipamento administrado pelo IPAC, vinculado a SecultBA) e pode ser visitada de terça a sábado, das 13h às 18h. A Escola de Belas Arte da Ufba emitirá certificado aos participantes do seminário. Mais informações nas redes @palacetedasartes e @eba.ufba

 

Ciclo de Debates “As poéticas visuais de Juarez Paraiso”

Datas e horários: 9, 10, 16 e 17 de março, das 16h às 18h

Local: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284

Realização: Escola de Belas Artes da Ufba