Dia 27 de janeiro acontece o seminário Pelas Ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos, 1893-1976. A atividade, feita em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, tem como objetivo refletir, a partir das obras e temas da exposição, a respeito das transformações das cidades, dos ritmos e dinâmicas da vida.
O evento acontece gratuitamente de maneira online, dia 27 de janeiro, a partir das 17h, no Youtube da Pinacoteca -- não é necessário inscrição prévia. Esta exposição e seus programas são resultado da parceria e do generoso apoio da Terra Foundation for American Art, e também contam com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Saiba mais informações no link.
Confira a programação completa abaixo:
17h — 17h10 Abertura institucional: David Hodge, Cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo e Jochen Volz, Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo
17h10 — 17h55 Paisagens urbanas, comunidades e conflitos: Peter Wang, com mediação de Valeria Piccoli
17h55 — 18h40 Reivindicações e conflitos no espaço urbano: Amy Chazkel, com mediação de Fernanda Pitta
Sobre a exposição
A exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, em colaboração com a organização Terra Foundation for American Art, fica em cartaz na Pina Luz até 30 de janeiro.
A mostra reúne 150 obras, de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte americana, como Andy Warhol, Edward Hopper, além de trabalhos de Charles White, Emma Amos, George Nelson Preston, Jacob Lawrence e Vivian Browne, entre outros.
As obras em exposição datam de 1893 — ano da Exposição Universal, em Chicago, nos Estados Unidos, evento que marca a primeira vez que o Brasil se apresenta internacionalmente como um país republicano e alinhado com os valores políticos dos EUA — até 1976, celebração do bi-centenário da independência americana.
A mostra explora os modos como a modernidade se manifesta na produção artística norte americana a partir das transformações das cidades e da observação dos ritmos e dinâmicas da vida nos grandes centros urbano
.
Mais Informações
Esta exposição e seus programas são resultado da parceria e do generoso apoio da Terra Foundation for American Art.
O Catálogo da mostra é bilingue, em português e inglês, reúne imagens das obras, textos de apresentação assinado pelas curadoras e ensaios de autores convidados, tradução de artigos críticos sobre a Exposição Universal, incluindo da feminista americana Ida Wells e do abolicionista americano Frederick Douglass, e manifestos dos movimentos civis Black Panther e Alcatraz, que denotavam a efervescência política e social dos ano 60 e 70, retratada por muitos dos artistas em Pelas Ruas.
A exposição tem patrocínio da Allergan, na cota prata, e apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, do marketplace FARFETCH e da empresa Bain & Co.