A TV Pelourinho ganhou mais um importante apoio, que veio diretamente dos artistas visuais da Bahia, liderados pela artista plástica Graça Ramos. Sensibilizados com as dificuldades enfrentadas pela TV Pelourinho, 35 artistas doaram obras que irão compor a Sala de Arte da instituição, que também é uma homenagem à Elizabete Actis, professora de Escultura da Escola de Belas Artes da UFBA, que faleceu precocemente.
Assim, no próximo dia 19 de janeiro, às 18h, a TV Pelourinho – a TV da Nova Era, abrirá a exposição ”Tributo a Elizabete Actis” expondo as 34 obras dos artistas. Com curadoria de Graça Ramos, a mostra será montada na sede da TV Pelourinho, na Rua Alaíde do Feijão, 16 ( em frente ao Projeto Axé). A entrada é gratuita e a mostra permanece em cartaz até 19 de fevereiro, com visitação das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. Artistas que doaram as obras e participam da exposição coletiva:
Adenilse Romana, Cida Porto, Cristiano Senna, Dan Luz, Denise Pitágoras, Dos Anjos, Else Coutinho, Emerita Andrade, Estela Guimarães, Graça Ramos, Gilson Cardoso, Ieda Oliveira, Lédna Barbeitos, Lico Santana, Luís Folgueira, Lucy Anunciação, Markus Schaaf, Maria Adair, Miriam Belo, Nanci Novaes, Nerivaldo Almeida, Nelma Fonseca, Nubia Espinheira, Paulinha Kalantã, Rálffice Santiago, Rina Johnson, Simone de Souza, Pixote, Surf , Susy Mananases, Timóteo Lopes, Wagner Lacerda, Washington Arleo, Yosh e Ziunar Souza.
Homenagem a Elizabete Actis
Elizabete Actis, nascida em 1955, artista plástica, educadora, irmã do criador da TV Pelourinho, André Luiz Actis, voluntária na ONG desde a sua criação, foi a responsável pela implantação da metodologia de ensino da instituição. A Metodologia Triangular, proposta pela profª Ana Barbosa, como pedagogia para a arte-educação, que envolve três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem e a história da arte.
A professora Elizabete Actis era graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica pela da Escola de Belas Artes da UFBA, onde também realizou seu Mestrado em Artes Visuais e estava doutoranda desde 2014 na Universidade de Sevilha – Espanha, pronta para defender sua tse. Pertenceu ao corpo docente da Escola de Belas Artes da UFBA desde 1996, quando ingressou na universidade, lotada no Departamento II de Expressão Gráfica e Tridimensional, onde ministrava as disciplinas de Expressão Tridimensional para os quatro cursos de graduação.
Atuou como vice-coordenadora do Curso de Especialização em Arte Educação da EBA, por mais de duas gestões. Exerceu os cargos de coordenadora e vice-coordenadora do Curso de Licenciatura em Desenho e Plástica. Realizou por vários semestres atividades de extensão, UFBA em Campo e ACC atuando em comunidades indígenas. Muito sensível e generosa como gente, artista plástica, professora era reverenciada pelos estudantes e amada por todos.