Artes Visuais

Funceb abre exposição coletiva da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia

Gratuitamente, no Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, em Salvador

Foto: Divulgação
Gilvandro Gonçalves (Vando Oliveira) - Escultura

A Fundação Cultural do Estado da Bahia abriu a exposição coletiva da 64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia - 30 anos, no Museu de Arte da Bahia, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador. A exposição, com entrada gratuita, ficará aberta até 27 de novembro de 2022, de terça a sexta-feira das 13h às 18h, e aos finais de semana das 13h às 17h.

A exposição reúne 42 obras de artistas visuais baianos selecionados via edital da Funceb, oriundas de todos os seis macroterritórios do estado da Bahia, e versam entre diversas modalidades, como artesanato, cerâmica, colagem, pintura, instalação, escultura, fotografia, grafite, performance, entre outros.

Dos selecionados, 14 artistas ou grupos, que serão revelados na abertura da exposição, receberão premiação no valor de R$ 15 mil. Além da exposição coletiva, as obras selecionadas também integrarão o Catálogo Coletivo dos Salões.

Durante o certame foram criadas comissões, dentre elas, a comissão de premiação, que foi selecionada via consulta pública, composta pelo artista plástico Juarez Paraíso, e pelos artistas visuais Ieda Oliveira e Murilo Ribeiro.

Além de garantir a participação de artistas e todos os macroterritórios do estado (foram selecionados 6 obras de cada macroterritório e mais 6 de Salvador), o edital reforçou a importância das políticas de inclusão no setor da cultura: foram 30% das vagas destinadas a pessoas negras (preta/o e parda/o), 2% para cotas indígenas, e 5% das vagas destinadas às pessoas com deficiência; além disso, houve indutor de gênero.

Histórico

Criado na Bahia em 21 de julho de 1992, na cidade de Alagoinhas, como Salões Regionais de Artes Plásticas da Bahia, é o mais antigo dos projetos continuados pela Funceb e vêm sendo aprimorado a cada ano a partir de importantes modificações resultantes de consultas e sugestões feitas por profissionais que participaram de edições anteriores e da escuta da sociedade civil, que são incorporados ao projeto.

Os Salões de Artes Visuais da Bahia têm na territorialização um dos seus fundamentos mais tradicionais e inclui premissas que garantem abarcar propostas de todas as regiões do estado em quantidade igualitária para cada um dos seis macroterritórios, e para a cidade de Salvador.

 

64ª edição dos Salões de Artes Visuais da Bahia – abertura da Exposição Coletiva

Visitação: terça a domingo das 13h às 18 | finais de semana das 13h às 17h

Local: Museu de Arte da Bahia (MAB) – Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador (BA)

Entrada gratuita