Música

Álbuns de grandes artistas da música brasileira agora no Mercado Livre

Universal Music Brasil traz 10 lançamentos antológicos nacionais

Foto: Divulgação
Chico

Detentora de um dos maiores e icônicos catálogos da música nacional e internacional, a Universal Music Brasil inova, mais uma vez, e dá início à produção de seu catálogo físico com uma série de lançamentos antológicos. Batizada como Fan Box, essa linha de  produtos altamente diferenciados que deixará os fãs fascinados contará  com uma sofisticada embalagem contendo capa/quadro + caderneta  + CD + caixa organizadora. Os produtos estarão disponíveis exclusivamente na UMusic Store e no Mercado Livre .

Esse projeto inaugura a primeira parceria da Universal Music Brasil com o Mercado Livre e é também a primeira vez que os produtos da UMusic Store, plataforma de e-commerce da companhia, são vendidos através de marketplace. Serão, ao todo, disponibilizados álbuns antológicos de nove artistas: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Nara Leão, Chico Buarque, Gal Costa, Cazuza, Cássia Eller, Mamonas Assassinas e Rita Lee.

“Nós, da Universal Music, acreditamos na importância do produto físico para colecionadores, fãs e admiradores da música com qualidade. E por isso criamos a UMusic Store, uma plataforma que traz produtos diferenciados para pessoas com os mais diversos gostos musicais. Estamos muito entusiasmados com essa primeira parceria com o Mercado Livre, uma companhia líder em tecnologia para e-commerce que está apostando cada vez mais no segmento musical. Acreditamos que temos excelentes produtos que oferecerão aos amantes de música experiências memoráveis. Este é apenas o começo de uma parceria de sucesso ”, diz Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil.

“No Mercado Livre, trabalhamos para oferecer a melhor experiência para os nossos clientes, usando nossos atributos funcionais para promover descobertas, eliminar as barreiras às compras online e criar conexões reais. A parceria com a Universal Music vai ao encontro deste objetivo, nos permitindo explorar o universo musical e gerar conexões com nossos clientes por meio de coleções exclusivas para os apaixonados pela música, além de somar ao nosso trabalho de expansão de categorias, para seguir oferecendo o maior sortimento da América Latina. Acreditamos no potencial desta parceria que vem com excelentes expectativas”, destaca Maria Eduarda Cyreno, Diretora de Marketplace do Mercado Livre no Brasil.

A primeira safra de lançamentos conta com os discos “Transa” (1972), de Caetano Veloso; “Expresso 2222” (1972), de Gilberto Gil, e “Nara”, álbum de estreia de Nara Leão; artistas que em 2022 completam 80 anos. Outros importantes lançamentos são “Sinal Fechado” (1974), de Chico Buarque, um dos álbuns clássicos do artista, e  “Índia” (1973), ousado álbum de Gal Gosta. Em se tratando de ousadia, Cazuza, ícone da música dos anos 80, é lembrado com o  inesquecível “O Tempo Não Pára – Show Completo” (2022), gravado em 1988. E da década de 90 vem outro grande nome da MPB, Cássia Eller, que completaria 60 anos no dia 10 de dezembro deste ano, é exaltada com o lançamento do CD “Com Você...Meu Mundo Ficaria Completo” (1999). Ainda dos anos 90 estão os Mamonas Assassinas, que apresentaram em 1995 seu primeiro e único álbum, “Mamonas Assassinas”. Fechando essa preciosa seleção estão dois discos da rainha do rock Rita Lee, de 1979 (“Mania de Você”) e 1981: (“Saúde”).

Saiba algumas curiosidades sobre os 10 álbuns que estão no Fan Box:

Nara Leão | “Nara” (1964)

Lançado em 27 de fevereiro de 1964 pela gravadora Elenco, “Nara”, o álbum de estreia de Nara Leão, conhecida como a “Musa da Bossa Nova”, marca o rompimento da cantora, então com apenas 22 anos, com o movimento musical e sua aproximação com poetas do morro e do samba de raiz, como Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Cartola, a quem deu voz neste disco.

Caetano Veloso | “Transa” (1972)

Gravado em 1971 durante o exílio de Caetano Veloso em Londres, “Transa”, o sexto álbum de estúdio do artista, foi lançado em janeiro de 1972. Produzido pelo britânico Ralph Mace com a direção musical de Jards Macalé, o álbum conta com a participação de Angela Ro Ro, então com 22 anos, que trouxe sua charmosa gaita para a sedutora canção de Caetano, “Nostalgia (That's What Rock'n´Roll Is All About)”. A participação da então iniciante cantora lhe deu aval para o início de sua carreira na música.

Gilberto Gil | “Expresso 2222” (1972)

Um dos álbuns mais cultuados da discografia de Gil berto Gil, “Expresso 2222” é o título do quinto álbum de estúdio do cantor e compositor baiano. Lançado em julho de 1972, o projeto marca o retorno do artista ao Brasil após um exílio de três anos em Londres. O nome do álbum foi escolhido em homenagem a um trem que o cantor pegava para sair da cidade onde morava em direção a Salvador, sua cidade natal. A faixa-título tornou-se bastante conhecida e, posteriormente, seu nome também batizou um trio elétrico comandado por Gil desde 1998, na Bahia.

Gal Costa – “Índia” (1973)

Lançado originalmente em 1973 pela gravadora Philips (atual Universal Music), “Índia”, álbum de Gal Costa, traz composições de Luiz Melodia, Caetano Veloso, entre outros grandes autores. Uma foto despretensiosa de Antonio Guerreiro acabou por ser escolhida para estampar a capa do produto. Nela, Gal estava vestida de índia, trajando apenas uma pequena saia de franjas, colares de contas e uma tanga vermelha. A censura da época não aprovou a imagem e a solução encontrada foi colocar uma capa de plástico sobre a capa original. Essa foi a primeira vez que um álbum saiu com sua capa lacrada, o que gerou grande burburinho na época.

Chico Buarque | “Sinal Fechado” (1974)

Lançado por Chico Buarque em 1974, o disco “Sinal Fechado” ganhou esse título em referência à música homônima de Paulinho da Viola, de 1969. A trilha sonora da peça "Calabar”, seu álbum anterior, sofreu muitos cortes da censura, que proibiu o compositor de assinar a autoria das suas canções. Em "Sinal Fechado", Chico interpreta peças compostas por amigos, como Caetano Veloso, Tom Jobim, e Gilberto Gil. A exceção entre as 12 faixas do álbum é “Acorda, Amor”, assinada por Leonel Paiva e Julinho da Adelaide, pseudônimos criados por Chico para driblar a censura. Essa foi a primeira vez o compositor assina sob um pseudônimo, o que foi um marco da época.

Cazuza | “O Tempo Não Pára – Show Completo” (2022)

O inesquecível show “O Tempo Não Pára”, gravado no Canecão, no Rio de Janeiro, em outubro de 1988, foi relançado na íntegra nas plataformas digitais no dia 4 de abril deste ano, iniciando as comemorações dos 65 anos de Cazuza, que serão completados em 2023. Lançado em dezembro de 1988 com parte do repertório (10 faixas), o álbum “O Tempo Não Para -  Show Completo” ganha nova versão com o show completo, em sua ordem original, trazendo o total de 17 faixas. Entre os destaques do repertório estão “Vida Fácil”, “Mal Nenhum”, “Blues da Piedade”,  “Preciso Dizer Que Te Amo”, o hit “Brasil”, entre outros.

Cássia Eller | “Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo” (1999)

Em 1999, dois anos antes de sair de cena precocemente, em 2011, Cássia Eller lançou seu quinto e último álbum de estúdio, “Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo”, que foi produzido por Nando Reis e Luiz Brasil. Deste álbum vieram os hits "O Segundo Sol" e "Palavras ao Vento". O disco de 12 faixas conta ainda com uma participação especialíssima: Nanci Ribeiro, mãe de Cássia, que cantou junto com a filha em "Pedra Gigante" (Bené Fonteles / Gilberto Gil).

Mamonas Assassinas | “Mamonas Assassinas” (1995)

O álbum de estreia - e único álbum de estúdio - da banda brasileira Mamonas Assassinas foi lançado em junho de 1995 e vendeu mais de três milhões de cópias só no Brasil, recebendo uma Certificação de Diamante Triplo pela ABPD. Ele é o terceiro álbum mais vendido de todos os tempos país para artistas nacionais e o segundo álbum mais vendido da década de 90. O disco quebrou diversos recordes inéditos e permanece sendo até os dias atuais como o álbum de estreia mais vendido da história no Brasil. O álbum de 14 faixas eternizou vários sucessos da banda, como “Vira-Vira”, “Pelados em Santos”, ”Sabão Crá Crá”, “Robocop Gay”, entre outras músicas que traziam uma mistura de pop rock com influências de gêneros populares, como sertanejo, heavy metal, pagode romântico e vira.

Rita Lee | “Rita Lee” (1979) (“Mania de Você”)

O álbum “Rita Lee”, lançado em 1979, ficou popularmente conhecido como “Mania de Você”, nome da faixa que abre o lado B do primeiro disco feito inteiramente pelo casal Rita Lee & Roberto de Carvalho. A icônica capa traz Rita de de ombro à mostra, com a logo de seu nome “tatuada” pelo mago Hans Donner. Na contracapa, Roberto empunha sua guitarra, enquanto Rita, na época grávida de seu primogênito, Beto Lee, segura uma flauta. O álbum traz vários hits da cantora, como “Chega Mais”, “Papai Me Empresta o Carro”, “Doce Vampiro”, entre outras músicas.

Rita Lee | “Rita Lee” (1981) (“Saúde”)

O nono álbum de estúdio de Rita Lee, “Saúde”, como ficou conhecido, foi lançado em 1981. Primeiro disco produzido por Rita Lee & Roberto de Carvalho, o álbum traz o hino homônimo, que abre o disco de oito faixas, entre elas "Mutante" e "Banho de Espuma", que estouraram nas rádios e ficaram eternizadas até os dias de hoje. Das 25 faixas compostas para o disco somente oito foram liberadas pela censura da época. O disco traz ainda músicas como “TiTiTi”, “Favorita”, “Tatibitati”, “Atlântida”, entre outras.

Serviço - Fan Box

Produto: capa/quadro + caderneta  + CD + caixa organizadora

Preço sugerido: R$ 129,90