Música

MAM faz celebração de São João

Com entrada gratuita e shows de Del Feliz, Virgílio, Gernard, Trio Anarriê e grupos de forró do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Foto: Divulgação
Virgílio

No caminho da roça vai estar o arraial ‘Bahia Junina’, festa que traz para a cidade o clima tradicional das festas do interior, de 17 a 19 de junho, das 16:30 às 21h no Pátio Pôr do Sol do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia). A programação conta com escolhas e curadoria do Acervo da Laje (www.acervodalaje.com.br), coletivo artístico do Subúrbio Ferroviário de Salvador que participa do Programa de Residência Artística do MAM-Bahia.

No ritmo do forró pé de serra, o evento reúne em sua programação shows de Del Feliz, Virgílio, Genard, com participação de Samantha Tosto, e o trio Arraiá do Anarriê, além de apresentações de grupos do Subúrbio Ferroviário. O cenário interiorano se completa com as barraquinhas de comidas típicas, coreto e a decoração com bandeirinhas e balões. A entrada é gratuita.

Atrações itinerantes vão percorrer a festa e interagir com o público, como o samba junino do grupo Acorda Samba de Roda, do Quilombo Aldeia de Tubarão, e as animações juninas com o Grupo Plataforma, do subúrbio ferroviário, que vai promover as brincadeiras corrida de saco, quebra pote, corrida do limão, rasga saco, dança da laranja e a quadrilhinha. No Coreto se apresenta o Cordel de Santo Antônio, também do Grupo Plataforma, trios de forró e grupo de dança, que vai convocar o público para um aulão de forró.

ACERVO e SERVIÇO -  O Acervo da Laje é um coletivo de arte com sede na Enseada do Cabrito e que participa do Programa de Residência Artística do MAM-Bahia. O coletivo está com uma exposição na Galeria 3 do MAM com a qual está comemorando seus 12 anos de existência. Um dos principais objetivos do Coletivo é ser um relevante espaço de memória artística, cultural e de pesquisa sobre o Subúrbio Ferroviário e as periferias de Salvador. Já apresentaram obras no MAM-Rio e participaram de ações estaduais, nacionais e internacionais, incluindo a 3ª Bienal da Bahia e a 31ª Bienal de São Paulo.

Além de exposições, o MAM tem livraria, cinema, café, oficinas, residências artísticas, arquitetura e história. Como o estacionamento é pequeno em função de atividades no Pátio Pôr do Sol, recomenda-se vir com veículos de aplicativo. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 e 31176139 (9h às 12h e das 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Programação 

Dia 17/06

17h/ 18h - Itinerante: Acorda Samba de Roda do Quilombo Aldeia de Tubarão -

18h/19h30 - Palco: Del Feliz

19h30/21h - Coreto: Trio Anarriê

Dia 18/06

17h - Itinerante: Grupo Plataforma – Cordel

17h - Coreto: Cordel de Santo Antônio

18h/19h – Coreto:  Grupo de dança – Aulão de forró 

19h/21h – Palco: Genard, com participação de Samantha Tosto

Dia 19/06

17h: Itinerante: Grupo Plataforma

18h/19h: Coreto: Trio de Forró

19/21h: Palco: Virgílio