Bahia

Confira o calendário das festas juninas no município de Itacaré

Itacaré está localizada a 75 km de Ilhéus e a 270 km de Salvador

Foto: Pixabay | Creative Commons
Cachoeira em Itacaré

A programação em 2022 resgata a tradição de Itacaré de realizar as festas de São João. Com envolvimento da comunidade, as festas juninas serão realizadas em vários bairros da cidade, com a promoção de quadrilhas, shows com músicos locais e barraquinhas com produtos típicos da época.

No dia 11 de junho, o arraiá acontecerá no bairro Camboinha; e no dia 13, é a vez de Santo Antônio receber a tradição das festas juninas. O calendário dos festejos prossegue: dia 19, em Marambaia; dia 23, na Rua do Canal; dias 23, 24 e 25, na Rua de Trás e em Marimbondo.

Nos dias 17 e 18, será realizado o 7º Forró da Praça da Bíblia com a apresentação do verdadeiro forró com músicos locais para comemorar a volta da tradição  com Andrezão do Forró.

A decoração junina tomará conta das casas e ruas da cidade para estimular os moradores e turistas a participarem das festas. “A ideia também é valorizar a produção local e confraternizar com a população”, observa o prefeito Antônio Damasceno.

Itacaré está localizada na Costa do Cacau, a 75 km de Ilhéus e a 270 km de Salvador e entre suas atrações turísticas encontram-se praias, natureza exuberante, serra, rios e cachoeiras.

O município conta com infraestrutura de serviços, rede hoteleira e gastronômica e muitas áreas de lazer ao ar livre.

Como chegar

Por via aérea, a melhor opção é o Aeroporto de Ilhéus. Se a chegada do visitante de fora da Bahia for o Aeroporto de Salvador é possível ir de balsa até Itaparica e seguir depois por via terrestre, de ônibus ou transfer, a partir do terminal de Bom Despacho. 

Também pode-se ir de Salvador a Feira de Santana, continuar pela BR-101, depois BR-030 e então BA-001 até Itacaré, em um total de 388 km.

Em qualquer caso, o trecho final terá que ser feito de ônibus ou carro.

A partir de Ilhéus há alternativas de carro alugado (locadoras no aeroporto), ônibus ou transfer particular, pela BA-001.