Artes Visuais / Palco / Saúde

MAM-Bahia sedia Aulão Pelvika gratuito nesta sexta (27), às 16h

Gratuito nesta sexta (27), às 16h

Foto: Divulgação
Aulão Pelvika

Qualquer pessoa interessada pode participar do ‘Aulão Pelvika’ que acontece no Pátio Lina do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), nesta sexta-feira (27), das 16h às 17:30h, independente de idade e gênero (crianças só com responsáveis), bastando ter disposição, condições de mexer o corpo e estar com roupas e calçados confortáveis. A atividade é gratuita e integra as pesquisas e práticas aplicadas no Solar do Unhão através do Termo de Cooperação entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o MAM/IPAC para troca de conhecimento entre os pesquisadores universitários e o museu.

O ‘Aulão Pelvika’ faz parte do projeto artístico pedagógico transdisciplinar Pelvika (https://forms.gle/xesnTH9hpmf25owR7) criado por Thiane Nascimento, aluna do Mestrado Profissional de Dança (https://prodan.ufba.br/). “O Aulão é um convite ao público do MAM, para mover o corpo, ressignificando a ‘cultura pélvica’, mantendo uma energia pulsante, construindo desenhos no espaço, por meio de movimentos e estratégias”, explica Thiane. Percorrer o espaço em grupo, duplas, diagonais, filas, duplas, trios e jogos de improvisação completam as estratégias.

O nome do projeto é inspirado em pélvis ou pelve, que é a região do corpo humano formada pelos dois ossos do quadril articulados ao sacro e cóccix. Constitui a parte inferior do tronco, região onde ocorre a fixação do mesmo aos membros inferiores.

PRODAN e COOPERAÇÃO – De acordo com a coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN/UFBA), Beth Rangel, o programa foi criado em 2018 visando atender a demanda de aprimoramento de profissionais inseridos nos mais diversos espaços da sociedade onde eles atuam nos campos artísticos e educacionais.

“Esses profissionais pretendem uma formação stricto sensu e qualificação para ampliar e aprimorar seus conhecimentos associados às suas atuações profissionais na área de Artes", relata Beth Rangel. Segundo ela, a pesquisa aplicada qualifica também o contexto profissional nos diversos espaços da sociedade. “Com essa parceria de vários pesquisadores da UFBA no MAM, o PRODAN amplia ainda mais as suas ações de formação e de práticas profissionais em outros espaços institucionais e da sociedade”, finaliza Beth.

Para o diretor do MAM, Pola Ribeiro, historicamente o museu é um grande centro cultural onde ocorreram desde a sua abertura em 1960 centenas de ações das mais variadas linguagens artísticas. “A cooperação técnico-científica e cultural entre MAM/UFBA aprofunda e multiplica essas ações”, diz Pola. A cooperação inclui ainda projetos, treinamentos, difusão de tecnologia, editoração, publicação, planejamento e desenvolvimento institucional abrangendo ensino, pesquisa e extensão, via cursos, palestras, seminários, vivências ou residências artísticas.

JUNHO e ATRAÇÕES – Baiana de Itabuna, Thiane cresceu em São Paulo e é mestranda no PRODAN. Pesquisa o corpo com interesse nas interfaces da dança, performance e educação. É idealizadora, gestora e educadora do Projeto Pelvika. Como bailarina e performer, sua trajetória é marcada por criações solos e colaborações entre artistas e coletivos de São Paulo, Lisboa e Rio de Janeiro. Além desta sexta (27), o projeto Pelvika acontecerá no MAM também em 3 e 10 de junho, no mesmo horário.

O MAM continua com várias atrações. A mostra gratuita 'Subúrbio: uma exposição em Três Atos' está na Galeria 3/MAM, de terça-feira a domingo, das 13h às 18h, mesmos dias/horários da exposição ‘Encruzilhada’ (Casarão e Capela), da Livraria Caramurê, e dos Espaços Solar e Lina. O Cine MAM e seu Café estão abertos todos os dias, das 13h às 20h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais ou telefone (71) 3117-6132 e 3117-6139 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.