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Teoria de mercado pela ótica social é tema de nova obra da Edusp

Tradução traz pensamento de sociólogos britânicos sobre cultura e consumo

Foto: Divulgação
Livro Sociedade de Mercado
Livro Sociedade de Mercado

Mostrar que o conceito atual de mercado extrapola as teorias econômicas e exige uma integração com variadas ciências sociais foi o desafio aceito pelos sociólogos britânicos Don Slater e Fran Tonkiss, no livro “Sociedade de Mercado: Mercados e Teoria Social Moderna” (296 páginas). Lançada pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a obra examina um campo complexo e extenso de ideias, de forma clara, para mostrar que noções como a de autorregulação nas relações de compra e venda de produtos e serviços estão cada vez mais sujeitas a princípios amplos, como o de ação social.

Para os sociólogos, a retórica da governança social tem sido dominada nas últimas décadas por conceitos de modelos de mercado, seja na reestruturação neoliberal de economias capitalistas avançadas, na transição nas sociedades pós-comunistas ou em programas de ajuste estrutural em regiões em desenvolvimento. Porém, no mundo contemporâneo o tema passou a obedecer processos de significação e identidade.

Os autores examinam perspectivas diversas, desde a ortodoxia que trata o mercado como autorregulável, permanente e incontestável, até as que consideram que esse modelo está sujeito à retórica política e à ideologia de teóricos. Eles buscam mostrar que o mercado é, na verdade, um objeto de teoria social amplamente construído e que precisa levar em consideração as óticas da sociologia, da antropologia e da psicologia para a compreensão da relação entre o econômico, o político e o cultural.

Autores
Don Slater é professor associado em sociologia da London School of Economics and Political Science. Tem como área de pesquisa consumo e cultura de consumo, fotografia e cultura visual, além de novas tecnologias de mídia e cultura digital. "Sociedade de Mercado" é o primeiro livro do autor traduzido para o português pela Edusp. Outra obra traduzida é "Cultura de Consumo e Modernidade" (Nobel, 2002).

Já Fran Tonkiss é professora e chefe do Departamento de Sociologia da mesma universidade. Ela é pesquisadora nas áreas de sociologia urbana e econômica, com interesse nas desigualdades urbanas, desenvolvimento e design urbano, divisões sociais e espaciais e a organização socioeconômica do espaço urbano. É autora de publicações como "Cities by Design: The Social Life of Urban Form" (Polity, 2013), "Space, the City and Social Theory" (Polity, 2005) e "Contemporary Economic Sociology: Globalization, Production, Inequality" (Routledge, 2006), todas em língua inglesa.