Artes Visuais

Prêmio de Fotografia Pierre Verger tem exposição coletiva

A mostra segue aberta no Palacete das Artes

Foto: Lucas Malkut
Exposição Palacete das Artes

Mais de 10 mil pessoas já passaram pela exposição coletiva do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger - 8ª edição, e pela exposição Homenagem ao Percurso, que integra a premiação nesta edição.

As exposições seguem abertas até 30 de janeiro de 2022, com visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 13h às17h, no Palacete das Artes, bairro da Graça, em Salvador.

A exposição coletiva do Prêmio reúne fotografias dos 15 ensaios selecionados.

Já a exposição Homenagem ao Percurso reúne imagens da fotógrafa Arlete Soares, além de peças icônicas do candomblé, muitas delas pertencentes à Pierre Verger e herdadas por Balbino Daniel de Paula, que hoje fazem parte do seu acervo pessoal e do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, localizado em Lauro de Freitas.

Ambos foram os homenageados nesta edição do Prêmio.

Até o momento, as duas exposições somam mais de 10 mil visitas desde a sua abertura, em 4 de novembro de 2021. A exposição com obras selecionadas na 8ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger já recebeu 5.738 visitantes; e a exposição Homenagem ao Percurso, 5.188.

Conheça mais sobre as obras selecionadas pelo Prêmio:

Carolina Krieger (SC), premiada na categoria Ancestralidade e Representação com o Projeto “Até que voo e pouso se reconheçam asa”, traz no seu ensaio uma reflexão sobre o autoconhecimento como uma possibilidade de potência heroica. Washington da Selva (MG), premiado na categoria Questões Históricas com o ensaio “Lastro”, apresenta uma pesquisa de imagens realizada em arquivos nacionais para rememorar o trabalho de seus familiares agricultores.

Hirosuke Kitamura, ganhador do prêmio Livre Temática e Técnica com o ensaio "Atração Gravitacional”, provoca o pensar sobre as tensões do corpo em ambientes tumultuados.

O baiano Diego Sei, Prêmio Residência Artística, traz seu ensaio “Onde a casa começa”, realizado na ilha de Boipeba em comunidades tradicionais das famílias de origem afro-indígenas, buscando defender o reconhecimento e a demarcação do território de pescadores e marisqueiras tradicionais da Ilha de Boipeba.

Além dos premiados, estão na exposição os artistas fotógrafos Bauer Sá (Corpos, cadeira e luz), Lita Cerqueira (Bahia de Yayá´e Yoyô),  Vanessa Pataxó (Anemãvey Pataxó - Casamento Pataxó). Rodrigo Masina Pinheiro  e Ton Zaranza (Não leve flores), Renata Voss Chagas (Prova de Contato), Duo Paisagens moveis de Maria Vaz e Barbara Lissa (Quanto tempo dura uma tonelada), Paula Sampaio (Sob a pele ossos da memória), Anna Menezes (Corpos Sedimentados), Uiler Costa  (A cosmologia da maré baixa – Coroas), Adriano Machado (Estudos sobre natureza-morta) e André Lago (Caiporas).

Anote 

Exposição 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger
Datas e horários:
 até 30 de janeiro de 2022, terça a domingo: 13h às 17h
Local: Palacete das Artes (Graça)

Acesso gratuito mediante comprovação vacinal de covid-19