Pensando no desenvolvimento empresarial de comerciantes da comunidade do Bate Facho e na geração da economia local nasce o curso Ubuntu: empreendedorismo em pequenos negócios. A divulgação na comunidade já iniciou e em breve serão selecionados, neste mês de janeiro, 30 trabalhadores, formais e/ou informais de
diversos segmentos, cadastrados no CadÚnico ou com perfil para estarem neste cadastro, que tenham interesse e disponibilidade em realizar o curso presencial 2 (duas) vezes na semana, por 1 (uma) hora, de fevereiro a abril, na Escola Comunitária do Bate Facho. Será ofertado também um minicurso on line sobre o combate ao racismo e desenvolvimento sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, com a carga horária de 8h. Todos os participantes com mais de 75% de presença receberão certificado.
Este projeto é uma realização do Instituto CTE Capoeiragem por meio do Edital Década Afrodescendente - Edição 2021, da Sepromi - Secretaria de Promoção da Igualdade Racial.
Um ponto interessante é que a equipe que compõe o projeto é 100% de capoeiristas e pessoas que trabalham com a Capoeira em seu âmbito geral. A Capoeira é um poderoso instrumento de educação, formação para a cidadania e de igualdade racial, que tem contribuído para a efetiva inclusão sociocultural de crianças e adolescentes.
Por meio dela muitos jovens já foram formados e estão espalhados pelo mundo ensinando esta rica cultura vinda dos negros escravizados, como também compreenderam o processo de cidadania elevando sua auto estima e ampliando seus horizontes em outros caminhos profissionais. A equipe do projeto foi escolhida com muito critério e a relação com a comunidade do Bate Facho tem 27 anos.
Fruto do Capoeiragem Mirim, projeto social que iniciou em 1994 com mestre Balão na comunidade do Bate Facho, bairro da Boca do Rio, um adolescente tímido, negro e com carinha de coruja, chamado Neriton de Araújo, começou de forma despretensiosa a fazer aulas de Capoeira, ele só não imaginava naquele momento que se tornaria um professor e grande parceiro do mestre Balão.
Desde então, eles não se afastaram mais. Hoje, Coruja, com 35 anos de idade e 22 anos de prática na Capoeira, é formado professor, pela Escola CTE Capoeiragem.
Dá aulas em escolas particulares, em condomínios residenciais, em projeto social e tem o seu núcleo do Capoeiragem Mirim no Bate Facho, onde dá aulas de Capoeira de forma voluntária há muitos anos, devolvendo a esta arte o que vem recebendo dela desde adolescente: o amor, o respeito e o aprendizado.
Coruja é o agente sócio cultural do projeto, ele será responsável por divulgar e reunir os empreendedores locais com o apoio do mestre Balão e equipe.
Serão selecionadas 30 pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico ou que tenham o perfil para estar, pelo menos 50% mulheres negras e 25% jovens entre 15 e 29 anos, moradores ou frequentadores/trabalhadores da comunidade do Bate Facho. Podem se inscrever empreendedores de diversos segmentos a exemplo de vendedoras (es) de acarajé, de cachorro quente, geladinho, frutas, bolo, artesãos, barbeiro, cabeleireira (o), pequenos lojistas em geral, dentre outros.
Ao longo do curso serão realizados sorteios que contemplarão a criação ou reformulação da marca do negócio dos participantes. No final de cada mês a equipe sorteará até 5 contemplados, que tiveram assiduidade de 100% no curso, para receber a premiação.
A intenção com a implantação do projeto é qualificar pessoas como empreendedoras de seu próprio negócio, melhorar a renda dos beneficiados, torná-los mais seguros dos seus negócios, colaborar com familiares do Capoeiragem Mirim, dando oportunidade aos pais das crianças do projeto que são comerciantes, melhorar a capacidade financeira da comunidade e proporcionar permuta de serviços entre os beneficiários assim como com outros comerciantes locais, enaltecendo o conceito Ubuntu, enfatiza o coordenador do projeto e ministrante do curso mestre Balão.
A palavra Ubuntu é de origem bantu (africana) que apresenta significados humanístico como a solidariedade, a cooperação, o respeito, o acolhimento, a generosidade, dentre outras, em busca do bem-estar de todos. É com esta vibração que pretendemos realizar as ações do projeto, complementa.
Instituto CTE Capoeiragem
O Instituto CTE Capoeiragem, pessoa jurídica sem fins lucrativos, que atualmente é presidido por mestre Balão, Ricardo Carvalho, foi constituído em 2013 para dar suporte as unidades da escola, assistência aos capoeiristas e instituições parceiras do CTE Capoeiragem, desenvolver projetos e ações sócioculturais.
Os principais projetos desenvolvidos são o Capoeiragem Mirim, o Festival Internacional de Capoeiragem, o Encontro Brasileiro de Capoeiragem, o Tour Capoeirístico e o Capoeiragem Musical. Além destes, e de outros projetos não citados acima, uma série de ações periodicamente são desenvolvidas como: aulas de Capoeira, cursos, rodas de Capoeira em praças e parques públicos, batizados e trocas de graduação, receptivo e apresentações em eventos e congressos, “lives”, etc.
A missão do Instituto CTE Capoeiragem é contribuir na educação de crianças e adolescentes através da Capoeira, valorizar a cultura e os mestres antigos por meio de projetos sócio-culturalesportivos, além de capacitar tecnicamente pessoas na parte empreendedora e educacional.
Desde 1994, período em que a instituição ainda não estava formada, o mestre Balão iniciou o primeiro projeto social, de forma voluntária, na comunidade do Bate Facho, na Boca do Rio, ensinando Capoeira para crianças e adolescentes. Desde então, não parou mais e muitos outros projetos foram se firmando envolvendo milhares de capoeiristas, amantes da Capoeira, entidades públicas e privadas e uma certeza: que a transformação social só acontece com esforço, disciplina, confiança e muita persistência de todos os envolvidos.
Em 2020, o Instituto CTE Capoeiragem foi reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Diretoria de Cidadania Cultural da Superintendência de Desenvolvimento
Territorial da Cultura, como Ponto de Cultura a partir dos critérios estabelecidos na Lei Cultura Viva (13.018/2014). Este certificado comprova que a iniciativa desenvolve e articula atividades culturais em diversas comunidades, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural na Bahia.
Mestre Balão
Ricardo Carvalho, mais conhecido como mestre Balão, é empreendedor sócio/cultural/esportivo. Em sua vida sempre buscou a troca de experiências da sua empresa de esporte, chamada Sport Brazil, com as práticas empreendedoras que têm aderência com as diversas formas de trabalho que são concebidas dentro da Escola CTE Capoeiragem e do Instituto CTE Capoeiragem. A Sport Brazil nasceu em 1998 e neste ano de 2021 completou 23 anos de existência.
Nesta longa trajetória mestre Balão, que tem formação acadêmica de engenheiro civil, geriu muitas lojas físicas da marca Sport Brazil, assim como abriu o canal de franquias e lojas revendedoras da marca em vários locais do Brasil e no exterior. Um fator interessante deste processo de expansão da marca Sport Brazil é a forma que Balão sempre condicionou e atrelou com as ações da Capoeira.
Um exemplo é ter colocado vários alunos vindos do Capoeiragem Mirim para estagiarem na empresa de modo que pudessem compreender melhor a relação com o mundo do trabalho e também, no processo de expansão da marca que está intrinsicamente ligada ao universo mundial da Capoeira que o mestre Balão está inserido. Nesta fusão de atividades surge uma linha específica de roupas e acessórios para a Capoeira chamada Linha Capoeiragem.
Com toda a experiência acumulada na trajetória com a Capoeira e com a Sport Brazil, mestre Balão será o principal ministrante do curso de empreendedorismo proposto para este projeto. Na iniciativa será aplicada uma linguagem simples, mas com direcionamentos objetivos para os micro/pequenos empreendedores da comunidade do Bate Facho.
Inscrições: (71) 9 9179 0025