Cinema

Brazil Cinefest anuncia formato híbrido para edição de 2022  

E comemora a sua 10ª edição no próximo ano

Foto: Divulgação

Com previsão para o segundo semestre de 2022, quando celebra seus 10 anos de existência, o festival apresenta ao público, um novo formato híbrido e multimídia idealizado pelo cineasta João Rocha,  o Brazil Cinefest, que comemora a sua 10ª edição no próximo ano, anuncia mudanças em seu formato. 

Além das já citadas, entre as novidades, está a estatueta que será oferecida, agora oficialmente batizada como troféu ?BRASILEIRINHO? - um nome universal, reproduzido da mesma forma e sonoridade em qualquer lugar do mundo.  

Previsto para o segundo semestre, o público pode, por enquanto, se inscrever na plataforma filmfreeway em todas as categorias, inclusive as novas: Melhor filme de celular e Melhor Videoclipe Musical categoria com a qual João espera trazer trabalhos com novas linguagens, tendências, além de um público engajado e muito mais diversificado.  

 “Vejo cinema de alta qualidade técnica nos videoclipes atuais. Vejo roteiro, arte, direção, efeitos; tudo que existe na sétima arte, mas em um formato voltado para o mundo musical e digital. Acho importante começar a reconhecer esses talentos ainda pouco divulgados. Não sei o nome de quase nenhum diretor destes trabalhos que fazem girar a catraca das redes e nas plataformas digitais, então pergunto: por que não começar a reconhecer os talentos por trás das grandes estrelas musicais? Estamos nos tornando cada vez mais visuais e dinâmicos, isso é um fato”, reflete João.  

Para conhecer mais o festival e fazer inscrição: http://www.filmfreeway.com/brazilcinefest  

Além de estar na linha de frente do festival, atualmente João Rocha também faz parte da produção executiva do longa-metragem “Memórias Ocultas”, de Larissa Vereza e Emiliano Ruschel, que ainda está em filmagem e  tem previsão de estreia para o segundo semestre do próximo ano.

O filme se passa em três países:  EUA, França e Brasil e conta com produção de L?Atelier Films e Ruschel Studios, em co-produção com A2 Filmes e Focu Filmes. O primeiro e principal questionamento do filme é “É possível acessar o futuro para modificar o presente?”, que traz em sua narrativa temas como espaço e tempo e o fenômeno da EQM através de um grupo de cientistas que tentam decodificar a teoria através de experiências.    

Acervo online e streaming - Uma cinemateca online com requintada seleção de filmes de edições anteriores do festival está sendo atualizada com trabalhos vencedores de várias categorias e outros que nem chegaram a ser exibidos ao público nas sessões presenciais. 

Os filmes estão disponíveis gratuitamente para quem acessar o  site  www.brazilcinefest.com  

“Existem limites de tempo e de espaço nas exibições convencionais, e precisamos sempre escolher aqueles que representam melhor o momento atual, que abordam assuntos e temas necessários, que vão dialogar com o público naquele momento e que estão dentro de critérios técnicos, e narrativas competitivas, mas existem obras muito expressivas que acabam ficando de fora, e que agora, terão uma janela de exibição permanente, onde o público vai poder assistir sem pagar nada... Acredito que para o realizador, o artista, o retorno do público e a ampla visibilidade são fundamentais”. O endereço do portal do festival é http://www.brazilcinefest.com