Palco

Sergio Laurentino vence prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival do Rio

Ator do Bando de Teatro Olodum, foi reconhecido pela atuação do filme A Viagem de Pedro

Foto: Divulgação
Sergio Laurentino

Entre os vencedores do Festival do Rio, anunciados no último domingo (19), está o ator Sergio Laurentino, artista baiano integrante de um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros, o Bando de Teatro Olodum.

Sergio foi reconhecido pelo trabalho no filme “A Viagem de Pedro”, da cineasta paulistana Laís Bodanzky, que também recebeu o prêmio de melhor direção pela obra. A produção aborda a vida privada de Dom Pedro I quando o ex-imperador retorna em fuga para Portugal, em 1831. 

"Esse prêmio é dedicado a esse elenco maravilhoso, que reúne artistas daqui e de diferentes países da África, representantes da Diáspora que se juntaram para contar essa história.

É dedicado ao Bando de Teatro Olodum, pelos 30 anos de história, e a todos os que vieram antes de mim, e que me mantém firme e forte trabalhando", celebra Sergio Laurentino.

Sergio tem uma longa trajetória no teatro, que inclui trabalhos como o monólogo autoral “Se Deus Fosse Preto”, dirigido por Jean Pedro, e inúmeras peças com o Bando de Teatro Olodum, como “Cabaré da RRRRRaça” e “Bença”, dirigidas por Marcio Meirelles, “Áfricas”, dirigida por Chica Carelli, e “Dô”, dirigida por Tadashi Endo.

Na televisão, atuou nas séries “O Caçador” e “Ó Paí, Ó”, ambas na Rede Globo. No cinema, participou do longa “Besouro”, de João Daniel Tikhomiroff, "Jardim das Folhas Sagradas", de Pola Ribeiro, “Tropykaos”, do diretor Daniel Lisboa, entre outros trabalhos.