Música

Estevam Dantas celebra chorinho em show na Varanda do Sesi

Dia Municipal do Chorinho  

Foto: Thiago Brandão
Estevam Dantas Trio

Na noite de 18 de outubro o Projeto 'Segundas do Chorinho - ano 10' presta uma homenagem pela passagem do "Dia Municipal do Gênero Musical Chorinho", apresentando o trabalho dos instrumentistas do Estevam Dantas Trio (Estevam Dantas - piano, Nilton Azevedo - sax/flauta e Raul Pitanga - percuteria), tocando clássicos do choro e da música popular brasileira.

Estevam Dantas Trio - Formado atualmente por Estevam Dantas (piano), Nilton Azevedo (sax/flauta) e Raul Pitanga, o trio tem como propósito trazer a público a sofisticação da música brasileira interpretada em formato trio.

O grupo surgiu em  2015 no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, trazendo na formação original Estevam Dantas, Raul Pitanga e Mário Soares (violino).

Desde então, sempre presente nos espaços culturais e em eventos sociais da capital baiana, participa da programação do projeto Segundas do Chorinho do Teatro Sesi Rio Vermelho.

Após dois anos, o multi-instrumentista Nilton Azevedo substituiu Mário Soares que ingressou na Orquestra Sinfônica da Bahia. 

A tradição do choro e do samba, através do repertório de grandes compositores da nossa história desde os ‘pianeiros’ Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga, encontra-se com a contemporaneidade de ritmos e estilos regionais de autores como Dominguinhos e Gilberto Gil em interpretações únicas.

Em destaque, composições autorais com arranjos especiais para esta formação, evidenciando influências e estéticas da música popular.

O piano constrói um contraponto a três vozes com a flauta (ou sax) e a percussão, em um diálogo constante durante os temas apresentados, além de espaços de improvisação coletiva, trazendo como resultado uma sonoridade harmônica e ritmicamente comprometida com as raízes afro-brasileiras.

Anote 

Projeto Segundas do Chorinho - Ano 10 - Estevam Dantas Trio & Convidados 

Datao: 18/10 
Horário: a partir das 20 horas 
Local: Varanda do SESI Rio Vermelho 
Couvert: R$ 20
Informações e Reserva de Mesa: Tel.: (71) 9.9160-9140.