Livros

Nova edição do Roda de Leitura aborda poemas de Lívia Natália

Sobre as forças naturais em perspectiva feminista e afrocentrada

A conversa conduzida pelas consultoras Ana Estaregui e Renata Pimentel se debruça sobre os textos Água Negra e Sometimes, nos quais a escritora baiana trata elementos como a água e o vento como entidades vivas, com capacidade de influenciar

desde corpos e paredes até os desejos e a própria sociedade

O Itaú Cultural realiza no dia 15 de setembro (quarta-feira), às 17h, um novo encontro da programação Roda de Leitura. Desta vez, a atividade tem como guia a poesia da escritora baiana Lívia Natália.

São dela os poemas Água Negra e Sometimes, que conduzem esta conversa virtual aberta ao público, mediada pela poeta Ana Estaregui e pela professora Renata Pimentel, consultoras da programação.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo link https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura__1323586. É gratuito e acontece via Zoom.

Nesta rodada da poesia, os textos de Lívia seguem a linha criada pela escritora, cuja obra fala do corpo da mulher e os seus ciclos, assim como os elementos ligados ao candomblé e à relação com a água em suas mais variadas formas: mar, rio, chuva, correnteza e maresia.

Esse olhar feminista e afrocentrado estão em Água Negra e Sometimes, nos quais as forças naturais da água e do vento são apresentadas como entidades vivas e ativas, influenciando desde estruturas concretas, como o corpo, paredes e colinas, até outras subjetivas, entre elas os desejos, a tarde e a sociedade.

Os encontros quinzenais do Roda de Leitura têm como proposta promover um momento de troca e fruição entre interessados por leitura residentes em diferentes partes do país e com experiências distintas no ato de ler.

Os textos a serem trabalhados são escolhidos a partir do acervo da Biblioteca Itaú Cultural – sempre alternando entre os gêneros de prosa e poesia – e ficam disponíveis aos participantes uma semana antes do encontro, por meio de inscrição na plataforma Sympla, https://www.sympla.com.br/roda-de-leitura__1323586

Lívia Natália é baiana de Salvador. Tem pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB) e é Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde é Professora Associada do Setor de Teoria da Literatura. Coordena o grupo de pesquisa Corpus Dissidente e é tutora do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET-Letras) e tem pesquisas desenvolvidas nos campos da Teoria da Literatura para Literaturas Negras e Pensamento Decolonial.

É autora de seis livros de poesias publicados, sendo dois deles premiados: Água Negra (Prêmio Banco Capital de Poesia, 2010), Correntezas e Outros Estudos Marinhos (Editora Ogum’s Toques Negros, 2015), Água Negra e Outras Águas (Ed. Caramurê, 2016), Dia Bonito pra Chover (Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia/ Ed. Malê, 2017), Sobejos do Mar (Ed. Caramurê, 2017) e As Férias Fantásticas de Lili (Ciclo Contínuo, 2018), seu primeiro livro infantil, que narra uma história mágica em verso. Teve, ainda, um poema escolhido pela cantora e escritora Adriana Calcanhotto para a antologia É Agora Como Nunca (Ed. Cotovia/Portugal e Companhia das Letras, 2017), de autoria da artista.

Sobre as consultoras - Ana Estaregui é poeta formada em Artes Visuais pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, e mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP.

É autora dos livros Chá de Jasmim (Patuá, 2014) e Coração de Boi (7Letras, 2016), ambos contemplados pelo ProaC de Poesia, sendo o último finalista do Prêmio Alphonsus de Guimaraens da Biblioteca Nacional, em 2017.

Em 2018, recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura na categoria poesia. Colabora no conselho editorial da Revista Intempestiva e realiza oficinas livres de criação em escrita e arte. Ministra o curso Encruzilhadas: poesia e artes visuais - como pensar poéticas de procedimento? no MAM, Museu de Arte Moderna de São Paulo. 

Renata Pimentel é graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Teoria Literária pela UFPE. Desde 2010 é professora de literatura na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Publicou Uma lavoura de insuspeitos frutos (ed. Annablumme, São Paulo, 2002); Copi: transgressão e escrita transformista (ed. Confraria do Vento, 2011); 

Da arte de untar besouros (poesia, ed. Confraria do Vento, 2012) e Denso e leve como o voo das árvores (poesia, ed. Confraria do Vento, 2015). Tem formação também em dança clássica e teatro: atua nas áreas criativas da dramaturgia em dança contemporânea e artes da cena, escreve dramaturgia para teatro e roteiro para audiovisual, além de atuar e trabalhar com curadoria e pesquisa em artes visuais. Foi colunista do JC on line e da Revista e site Outr@s Crític@s. 

 

Itaú Cultural 

www.itaucultural.org.br 

www.twitter.com/itaucultural 

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural